PARTE 17 - INFORMÁTICA

9 Pages • 2,158 Words • PDF • 649.5 KB
Uploaded at 2021-09-24 06:27

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


Sites de busca e pesquisa na Internet Prof. Roberto Andrade

Um site de busca é uma ferramenta ou programa que utiliza técnicas diversas para vasculhar os websites e documentos, em busca de palavras chave fornecidas pelo usuário. Desta forma, auxiliando a encontrar uma determinada informação. Os sites de busca também podem ser chamados em prova de: - Motores de busca (Search Engine) - Ferramentas de busca - Mecanismos de busca E existem tipos de buscadores: Buscadores globais: são os buscadores que pesquisam todos os documentos na rede. Ex.: www.google.com.br, http://br.yahoo.com/, http://www.bing.com/ . Buscadores verticais: são buscadores que realizam pesquisas "específicas" em bases de http://home.catho.com.br/ (empregos), dados próprias. Ex.: http://www.buscape.com.br/ (compara preços de produtos).

Passado, Presente e Futuro dos sites de busca Para melhor entender os sites de busca, separei a história deles em três fases que ajudarão a compreender a sua evolução: Passado É preciso entender que a informática criou problemas que antes não existiam e que ela mesma tenta resolver estes problemas! Com o surgimento da World Wide Web (páginas ou documentos hospedados e interligados) era preciso localizar as informações pois elas aumentavam de modo intenso e desorganizado a cada dia. O primeiro buscador chamava-se Archie, ciado em 1990, ele listava o conteúdo (os arquivos) dos servidores que permitiam acesso público. Desta forma um usuário poderia buscar um arquivo em um determinado servidor sem precisar ficar por horas e horas olhando pasta por pasta até encontrar. No ano seguinte foi criado o Gopher, que listava o conteúdo de texto dentro dos arquivos, uma evolução, já que não era mais

preciso saber o título do arquivo para busca-lo, bastava lembrar ou desejar uma palavra para efetuar a busca. Nesta primeira fase, no passado, os mecanismos de busca trabalhavam apenas indexando as páginas e seus conteúdos, separando-as em categorias. Uma outra forma de agrupar as informações que também se popularizou nesta época e inclusive deu origem a outros serviços na web, tal como os fóruns, é a craigslist, uma espécie de comunidade virtual onde as pessoas disponibilizam anúncios gratuitos de serviços separados por região. Por exemplo: Abro a craigslist, clico no mapa do Brasil, depois Rio de Janeiro e vou no diretório Serviços e procuro por chaveiros 24 horas nesta cidade. Este site foi criado em 1995 por Craig Newmark (daí o nome Craigslist - “a lista de Craig”), em São Francisco, na Califórnia, e se expandiu para outras cidades, no mês de setembro de 2007, a Craigslist já se fazia presente em aproximadamente 450 cidades ao redor do planeta.

Presente Mesmo com toda boa intenção do mundo, os primeiros sites de busca já não eram mais eficazes para encontrar aquilo que os usuários tanto buscavam, pois com a criação de milhões de páginas na web, ficava difícil encontrar uma página que apresentasse de fato um conteúdo relevante e era muito mais fácil achar uma página qualquer, sem conteúdo de fato importante, mas que contivesse o termo buscado. Até por que, muitos dos desenvolvedores web (webmasters) costumavam esconder páginas dentro dos seus sites com um determinado termo escrito centenas de vezes de forma que o site ao ser examinado pelo sistema de buscas, acabava aparecendo em primeiro lugar devido a este truque! Mas quando os visitantes examinavam o site, notavam que de fato ele possuía conteúdo fraco ou inexistente. E a pergunta pairava no ar: “Como mostrar de fato sites relevantes para os usuários logo nos primeiros resultados?” Resposta: Google! O Google surgiu como um trabalho de doutorado de dois caras chamados Larry Page e Serguey Brin, pois ambos desejavam um buscador que não ficasse apenas classificando os sites pela contagem de quantas vezes

os termos de busca apareciam! Os dois criaram um sistema que não só procura pela palavra chave, mas observa também a relevância do site, por exemplo: Quantas pessoas frequentam este site? Quanto tempo elas ficam no site? Estas pessoas falam deste site na internet e postam links deste site em outros sites? Se a resposta for sim a todas estas perguntas, então este site é o que deve aparecer em primeiro. Isto é chamado de PageRank. Por isso que o Google apresenta resultados que nos satisfazem logo. Dificilmente clicamos em um dos resultados na página dois ou três da pesquisa...geralmente encontramos o que procuramos logo entre os primeiros 5 resultados da primeira página do Google. Além de classificar os sites pela sua relevância, o Google também nos permite refinar as buscas com alguns filtros e comandos de busca. Como adicionar filtros 1. Na parte superior da sua página de resultados da pesquisa, selecione uma opção de filtro, como Imagens ou Notícias. Clique em Mais para ver outras opções.

2. Clique em Ferramentas de pesquisa para ver mais filtros que podem ser aplicados à sua pesquisa. Como suas opções variam de acordo com a pesquisa e com os filtros já utilizados, nem sempre todas as opções serão exibidas.

3. Selecione um ou mais filtros para restringir seus resultados da pesquisa. 4. Para voltar aos resultados não filtrados, clique em Web na parte superior da página de resultados da pesquisa. 5. Para remover todos os filtros adicionados pelas Ferramentas de pesquisa, clique em Limpar. As ferramentas de pesquisa variam de acordo com o tipo de resultados que você está procurando, mas podem incluir:

      

    

Data de publicação: limite os resultados de acordo com a data de publicação na Web. Ao pé da letra: pesquise palavras ou frases exatas. Dicionário: encontre definições, sinônimos, imagens e muito mais para seu termo de pesquisa. Nível de leitura: limite seus resultados da pesquisa por nível de compreensão de leitura. Pessoal: se estiver conectado à sua Conta do Google, você pode ver o conteúdo compartilhado com você no Google+ ou no Gmail. Local próximo: veja resultados paa seu local atual. Páginas visitadas/ainda não visitadas: se você fez login na sua Conta do Google e o Histórico da Web estiver ativado, é possível limitar os resultados às páginas que já visitou ou ainda não visitou. Imagens: filtre resultados por tamanho, tipo e cor. Saiba mais sobre as ferramentas de pesquisa que você pode usar com a Pesquisa de imagens. Vídeos: filtre vídeos por duração, qualidade e fonte, como o youtube.com.br. Receitas: filtre por ingredientes, tempo de preparo e quantidade de calorias. Aplicativos: escolha o preço e o sistema operacional para os aplicativos disponíveis. Patentes: selecione um pedido ou data de publicação de uma patente, o escritório onde a patente foi pedida, o status e o tipo de pedido. Você também pode fazer uma pesquisa de patentes diretamente em patents.google.com.br.

Você ainda pode aprimorar mais a sua busca ou limitar, por exemplo, a um conteúdo que não envolva pornografia com o recurso SafeSearch.

Bem como, clicar em Pesquisa Avançada e informar mais detalhes nos campos...

Além de todas estas opções, o Google aceita comandos digitados no próprio campo de busca e estes comandos costumam aparecer em prova com frequência! Para buscas mais simples, como excluir alguns termos da sua busca, existem algumas opções básicas:



tecnologia celular - digitando as palavras assim, soltas, a busca retornará resultados tanto de uma quanto de outra;



tecnologia OR celular - digitando “or” entre as palavras-chave ele traz resultados de uma palavra ou de outra;



“tecnologia celular” - entre aspas, traz resultados que contenham exatamente o conteúdo digitado;



tecnologia -celular - traz resultados com a palavra "tecnologia", mas elimina postagens que contenham a palavra "celular";



tecnologia +celular - apresenta resultados para tecnologia, que têm também a palavra celular;



tecnologia ~celular - busca pelas duas palavras, mas também faz referências aos sinônimos da segunda palavra;

Outras possibilidades de buscas bem mais específicas para resultados mais avançados são ideais para quem precisa de algo bem específico. Vale lembrar que os dois pontos (:) são de uso obrigatórios nestes casos abaixo: allinanchor: - usa-se esta palavra para buscar a palavra pesquisada nos links das páginas. Ex.: allinanchor:tecnologia Aparecerá todos os links de páginas que possuam a palavra "tecnologia"; inanchor: - as buscas trarão resultados nos quais os termos aparecererão em textos ancôras de links para as páginas. Ex.: tecnologia inanchor: celular Aparecerá em todas as buscas sobre "tecnologia" somente as que tiverem no link páginas que possuam a palavra "celular"; allintext: - todos os termos pesquisados aparecerão nos textos das páginas localizadas. Ex.: allintext: tecnologia celular smartphone Aparecerá todos os resultados cuja descrição contenham as palavras "tecnologia", "celular" e "smartphone"; intext: - termos que aparecem no texto da página. Ex.: tecnologia intext: celular Busca pelo termo "tecnologia", mas apenas os que contenham "celular" no texto descritivo; allintitle: - as buscas reportarão resultados que apareçam nos títulos das páginas. Ex.: allintitle: tecnologia celular Todas as buscas cujo título da página contenha as palavras "tecnologia" e "celular"; title: - dos resultados obtidos aparecerão somente os que aparecerem no título da página. Ex.: tecnologia intitle: celular

Busca por "tecnologia" cujo título da página tenha o termo "celular"; allinurl: - resultados trazem as palavras na URL da página. Ex.: allinurl: tecnologia celular Todos os links de páginas que possuam a palavra "tecnologia"; inurl: - termos que aparecem na URL de determinado site. Ex.: inurl:tecnologia site:robertoandrade.com.br Todas as páginas do site Roberto Andrade que contenham a palavra "tecnologia" Weather: pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo). date: - faz buscas entre intervalos de meses (ex.: tecnologia date:3); site: busca diretamente dentro site:www.robertoandrade.com.br);

de

um

domínio

(ex.:

tecnologia

$...$ - busca termos entre determinados valores (ex.: DVD $100...$150); filetype: - busca arquivos de uma específica extensão (ex.: Guia de Tecnologia filetype:pdf); link: busca páginas que link:www.robertoandrade.com.br);

apontam

para

determinada

URL

(ex.:

safesearch: - essa busca exclui conteúdo adulto (ex.: safesearch: tecnologia mulheres); Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2). Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real). Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F). Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers). Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph). Find a business: procure lojas ou restaurantes em certa cidade. (ex: shopping, Chicago). Movie: comando para procurar por títulos de filmes (ex: movie: Batman). Director: o comando director serve para descobrir o nome de um diretor de certo filme (ex: director braveheart).

Breve resumo de alguns comandos mais cobrados em prova: Comando

Serve para

Exemplo

“”

Procurar pelo exato termo entre aspas

“Windows Vista”

OR

Procurar pelos dois termos

Ronaldinho OR Robinho

-

Excluir dos resultados o termo após o “menos”

Xuxa -natação

define:

Definições de um termo

define: futebol

*

O * funciona como um coringa

Microsoft * XP

intitle:

Procurar no título da páginas

intitle:Ronaldo

allintitle:

Procurar somente no título da páginas

allintitle:Ronaldo

inurl:

Procurar na url das páginas

inurl:cgi-bin

allinurl:

Procurar somente na url das páginas

allinurl:login

intext:

Procurar no corpo da página

intext:cep

allintext:

Procurar somente no corpo da página

allintext:cep

inanchor:

Procurar no texto do link

inanchor:Ronaldo

allinanchor: Procurar somente no texto do link

allinanchor:Ronaldo

safesearch: Excluir os sites de adultos dos resultados

safesearch:strip

site:

Buscar apenas em um site ou dominio

site:.br ou site:terra.com.br

link:

Encontrar página com link apontando para o buscado

link:globo.com

info:

Mostrar informação sobre a página

info:uol.com.br

related:

Mostrar páginas relacionadas

related: ig.com.br

cache:

Mostrar versão em cache da página

cache: ig.com.br

Futuro Para finalizarmos, vamos conhecer as próximas tecnologias adotadas nos buscadores, inclusive algumas delas já em uso ou em fase de testes: Tradução: Serviço de tradução on-line gratuito que traduz instantaneamente textos e páginas da web. Pesquisa por voz: para usuários de smartphones é possível realizar pesquisas através da voz. Geocodificação: Para oferecer resultados com base na sua localização geográfica. Por exemplo: Você digita farmácia e o buscador te mostra as farmácias mais perto de você. SEO (Search Engine Optimization): Não é um recurso dos os sites de busca, mas para os donos de sites! O SEO é toda uma estrutura e manipulação feita em um site para que este tenha melhor destaque em um buscador. Por exemplo: Ao ler uma notícia em um site você encontra no rodapé a palavra “Tags” seguida de várias palavras chave relacionadas aquele texto. O uso de tags (etiquetas) facilitam a localização dos textos por parte dos sites de busca. Outro exemplo seria incluir no seu site, vídeos do Youtube, como é um serviço do Google, há mais uma referência para pontuar melhor o seu site!

Busca semântica: Procurar várias associações de uma referida palavra buscada e todas as possibilidades de mídias sobre esta palavra. Por exemplo: Ao digitar “Jaguar”, você encontraria resultados sobre o animal, o carro e o cartunista e além disso, fotos, vídeos e sites sobre os três. Espero que você tenha aprendido lições importantes para sua prova! Para saber mais sobre as novidades e lançamentos sobre os sites de busca, visite: http://www.google.com/insidesearch/ Abraços! Prof. Roberto Andrade
PARTE 17 - INFORMÁTICA

Related documents

9 Pages • 2,158 Words • PDF • 649.5 KB

3 Pages • 1,012 Words • PDF • 90 KB

1 Pages • 185 Words • PDF • 441.5 KB

4 Pages • 1,619 Words • PDF • 1.6 MB

12 Pages • 6,300 Words • PDF • 669.4 KB

74 Pages • 14,247 Words • PDF • 2.1 MB

3 Pages • 1,234 Words • PDF • 355.5 KB

2 Pages • 327 Words • PDF • 729.9 KB

6 Pages • 2,613 Words • PDF • 1.1 MB

6 Pages • 2,292 Words • PDF • 461.6 KB

9 Pages • 995 Words • PDF • 753.2 KB

11 Pages • 2,037 Words • PDF • 1.1 MB