AULA 01 EXTENSIVO CESPE 2020 CONJUNÇÕES 26.11.2019

40 Pages • 4,835 Words • PDF • 1.1 MB
Uploaded at 2021-09-24 07:30

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


26/11/2019

1

@professorfelipeluccas

Professor felipe luccas

Fanpage: Professor felipe luccas

@professorfelip6

2

1

26/11/2019

CONJUNÇÕES

3

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS ADITIVAS, ADVERSATIVAS E ALTERNATIVAS Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

4

2

26/11/2019

Coordenação e Subordinação

5

Conjunções Coordenativas Aditivas: Ligam orações ou palavras, com sentido de adição: e, nem (e não), bem como e as correlações não só...como também/mas também/mas ainda/senão e tanto...quanto Ex: Estudei constitucional e administrativo. Ex: Não fiz exercícios nem revisei. Ex: Não só trabalho como também estudo.

6

3

26/11/2019

1- CESPE / PREF. CAMPO GRANDE / PROC. / 2019 Nunca os litígios estruturais estiveram tão em voga no Brasil. Uma confluência de fatores contribui para tanto. Entre eles, é possível mencionar o avanço na conscientização da luta pela implementação de direitos — decorrente tanto da amplitude do texto constitucional de 1988 quanto das inovações tecnológicas de comunicação que estendem sua divulgação —, o crescimento expressivo do número de profissionais do direito dispostos a litigar essa espécie de causas e o deslocamento do eixo de poder em favor do Poder Judiciário. A supressão do termo “tanto” (L.3) concomitantemente com a substituição do termo “quanto” (L.4) por e manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

7

Conjunções Coordenativas Adversativas: (

)

Ligam orações ou palavras, com sentido de contraste, oposição, compensação, ressalva, quebra de expectativa, retificação: Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não obstante, SENÃO (sentido de “mas”). Ex: Tentei, porém não consegui. (oposição) Ex: Falou pouco, mas falou bonito. (compensação) Ex: O professor era muito tímido, não obstante falava bem em público (quebra de expectativa) Ex: Não tenho um filho, mas dois. (retificação, correção.)

8

4

26/11/2019

2- CESPE / PF / ESCRIVÃO / 2018 Sob o nome de crimes e delitos, são sempre julgados corretamente os objetos jurídicos definidos pelo Código. Porém julgam-se também as paixões, os instintos, as anomalias, as enfermidades, as inadaptações, os efeitos de meio ambiente ou de hereditariedade. A substituição de “Porém” por Entretanto manteria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

9

3- CESPE / IFF / 2018 Ao longo das últimas décadas, o Brasil consolidou uma consciência social do direito à educação na infância, mas ainda não construiu uma cultura do direito à educação ao longo de toda a vida. A coerência e o sentido do texto CG2A1AAA seriam mantidos se a conjunção “mas” fosse substituída por A) embora. B) logo. C) porque. D) todavia. E) portanto

10

5

26/11/2019

4- CESPE / SEDF / 2017 Falamos não só de uma crise ecológica, mas também de uma crise civilizatória de amplas dimensões. Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue o item a seguir. A expressão “mas também” introduz no período em que ocorre uma ideia de oposição.

11

Conjunções Coordenativas Alternativas: Ligam orações ou palavras, com sentido de alternância ou escolha (exclusão): ou, senão, ou...ou, quer...quer, ora...ora, já...já, seja...seja. Ex: Fico motivado ora pelo salário ora pela realização. Ex: Estude ou vá para festa, não dá para ter tudo. Ex: Seja por bem, seja por mal, vou convencê-lo de que estou certo! Ex: Açúcar ou fritura em excesso fazem mal à saúde. Ex: Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia é um cão de pelo longo. Atenção: Ex: Saia agora, senão chamarei os guardas. 12

6

26/11/2019

5- CESPE / PF / ESCRIVÃO / 2018 No século V d.C., o Império Romano ruiu e os romanços passaram a diferenciar-se cada vez mais, dando origem às chamadas línguas neolatinas ou românicas: francês, provençal, espanhol, português, catalão, romeno, rético, sardo etc. No contexto em que estão inseridas, as palavras “neolatinas” e “românicas”, podem ser consideradas sinônimos.

13

6- CESPE / IHBDF / NÍVEL SUPERIOR / 2018 Seria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “Nenhum daqueles filhos de operários, meus irmãos ou eu havia ido ao pediatra” fosse assim reescrito: Nenhum daqueles filhos de operários, nem meus irmãos nem eu tínhamos ido ao pediatra.

14

7

26/11/2019

7- CESPE / SEDF / 2017

No segundo período do texto, a conjunção “ou” está associada ao valor de inclusão e a conjunção “e” associada ao valor de sequenciação temporal.

15

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EXPLICATIVAS E CONCLUSIVAS

Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

16

8

26/11/2019

Conjunções Coordenativas Explicativas: Ligam orações ou palavras, com sentido de justificativa: que, porque, pois (se vier no início da oração), porquanto. Fique atento porque elas são fortemente sinalizadas pela presença de um verbo no imperativo anterior.

Ex: Fujam, porque a bruxa está à solta. Ex: Economize recursos, porquanto não se sabe do futuro. Ex: Fique em silêncio, pois o filme já começou. Ex: Vem, vamos embora, que esperar não é saber.

17

Conjunções Coordenativas Conclusivas: Ligam orações ou palavras, com sentido de conclusão ou consequência: logo, portanto, então, por isso, assim, por conseguinte, destarte, pois (quando vem deslocado).

Ex: Estava preparado, portanto não me apavorei. Ex: Estou tentando te ajudar, por isso quero que você me escute. Ex: Estava despreparado, não foi, pois, aprovado.

18

9

26/11/2019

POIS EXPLICATIVO x POIS CONCLUSIVO Leve o guarda-chuva, pois vai chover.

x Vai chover; levarei, pois, o guarda-chuva.

19

8- CESPE / PREF. DE BOA VISTA / PROC. / 2019 A ideia favorável ou desfavorável sobre a pessoa vem de fatos exteriores, e isso afeta, positiva ou negativamente, no caso do comportamento preconceituoso, o julgamento sobre a pessoa ou seus atos. O preconceito, portanto, pode ser positivo ou negativo. Preconceito positivo acontece quando características consideradas positivas da pessoa se estendem para seus atos, ou vice-versa, mesmo quando não são corretos. Na linha 4, a conjunção “portanto” encerra uma ideia de conclusão em relação ao que se afirma no período anterior.

20

10

26/11/2019

9- CESPE / TJ-AM / ANALISTA / 2019 Os contratos legais com que habitualmente trabalham os advogados estão escritos em linguagem frequentemente ambígua e sujeita a interpretações diversas. Um contrato inteligente é um acordo escrito em código de software, que, como linguagem de programação, é claro e objetivo. O contrato se executa de maneira automática quando se cumprem as condições acordadas. Ambas as partes podem ter certeza quase total de que o acordo se cumprirá tal como foi combinado. E tudo ocorre em uma rede descentralizada de computadores. Não há nada que as partes possam fazer para evitar o cumprimento do contrato. O segmento “E tudo ocorre em uma rede descentralizada de computadores” (L.7-8) expressa conclusão no parágrafo em que aparece.

21

10- CESPE / SEFAZ-RS / AUDITOR FISCAL / 2019 A tributação, portanto, somente pode ser compreendida a partir da necessidade dos indivíduos de estabelecer convívio social organizado e de gerir a coisa pública mediante a concessão de poder a um soberano. Em decorrência disso, a condição necessária (mas não suficiente) para que o poder de tributar seja legítimo é que ele emane do Estado, pois qualquer imposição tributária privada seria comparável a usurpação ou roubo. A correção gramatical e os sentidos do texto 1A3-II seriam preservados se o termo “Em decorrência disso” (L.3) fosse substituído pela seguinte expressão. A) Devido isso B) Em suma C) Por conseguinte D) Consoante isso E) Para tanto

22

11

26/11/2019

11- CESPE / TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO / 2019 Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto 1A1-I: “A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.” (L. 16 a 17). Assinale a opção em que a proposta apresentada preserva os sentidos do texto. A) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, mas lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos. B) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, porque lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos. C) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, se lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos. D) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, logo lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos. E) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, ou lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.

23

12- CESPE / PF / ESCRIVÃO / 2018 Pequenas justiças e juízes paralelos se multiplicaram em torno do julgamento principal: peritos psiquiátricos ou psicológicos, magistrados da aplicação das penas, educadores, funcionários da administração penitenciária fracionam o poder legal de punir. Dir-se-á, no entanto, que nenhum deles partilha realmente do direito de julgar; os peritos não intervêm antes da sentença para fazer um julgamento, mas para esclarecer a decisão dos juízes. A locução “no entanto” introduz no período uma ideia de conclusão; por isso, sua substituição por portanto preservaria a correção gramatical e as relações de sentido originais do texto.

24

12

26/11/2019

13- CESPE / PC MA / DELEGADO / 2018 No texto CG1A1AAA, em “É, então, no entrelaçamento ‘paz — desenvolvimento — direitos humanos — democracia’ que podemos vislumbrar a educação para a paz”, o vocábulo “então” expressa uma ideia de a) conclusão.

b) finalidade. c) comparação. d) causa. e) oposição.

25

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS E CONSECUTIVAS Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

26

13

26/11/2019

Conjunções subordinativas adverbiais causais: Iniciam uma oração subordinada que traz a causa da ocorrência da principal:

porque, que, como (com sentido de porque), pois que, já que, uma vez que, visto que, na medida em que, porquanto, se.

Ex: Não passei porque não estudei.

Ex: Como não era vaidoso, nunca fez dieta. Ex: Se Marisa gosta de você, por que não a procura?” (Se=Já que)

Ex: Não fiz a questão porque não sabia a matéria. (porque=conjunção causal) Ex: Não fiz a questão por não saber a matéria. (por=preposição com valor de causa) 27

Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas: Iniciam uma oração subordinada que é consequência da ocorrência da principal. Normalmente vem acompanhada de uma expressão “intensificadora” (como um advérbio de modo), que indica a causa. As principais são: De modo que, de sorte que, de forma que, de maneira que, sem que (com sentido de que não), que (quando aparece ligada a tal, tão, cada, tanto, tamanho). Ex: Negligenciei meus estudos de tal forma que não passei. Ex: Fez tamanho escândalo que foi demitida. Ex: Estudei tanto que fiquei ouvindo vozes.

28

14

26/11/2019

14- CESPE / TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO / 2019 Ética é o conjunto de princípios e valores que usamos individualmente para decidir nossa conduta social. Se só existisse um ser humano no planeta, não existiria a questão ética, porque ela é a regulação da conduta, da vida coletiva. Esse sujeito único seria absolutamente soberano para fazer tudo sem se importar com nada. Como vivemos todos juntos, precisamos ter princípios e valores de convivência, de maneira que tenhamos uma vida íntegra, do ponto de vista físico, material e espiritual. Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto 1A2-I, o termo “Como”, no trecho “Como vivemos todos juntos” (L.5), poderia ser substituído por A) Porque.

B) Assim.

C) Enquanto.

D) Conforme.

E) Ainda que.

29

15- CESPE / MPE PI / ANALISTA / 2018 a confissão do réu constitui uma prova tão forte que não há necessidade de acrescentar outras, nem de entrar na difícil e duvidosa combinatória dos indícios O trecho “que não há (...) indícios” exprime uma noção de consequência.

30

15

26/11/2019

16- CESPE / PRF / POLICIAL / 2019 Se prestarmos atenção à nossa volta, perceberemos que quase tudo que vemos existe em razão de atividades do trabalho humano. A locução “em razão de” expressa uma ideia de causa.

31

17- CESPE / MPC-PA / ANA. MINISTERIAL / 2019 Na década de 1960, o mundo passou por um aumento populacional inédito devido à brusca queda na taxa de mortalidade, o que gerou preocupações sobre a capacidade dos países em produzir comida para todos. A solução encontrada foi desenvolver tecnologia e métodos que aumentassem a produção. No período em que aparece no texto CG2A1-I, o segmento “devido à brusca queda na taxa de mortalidade” (L.1-2) expressa uma A) conformidade. B) causa. C) condição. D) concessão. E) consequência.

32

16

26/11/2019

Causa ou Explicação? 18- CESPE / EMAP / NÍVEL MÉDIO / 2018 A abordagem desse tipo de comércio [comércio internacional], inevitavelmente, passa pela concorrência, visto que é por meio da garantia e da possibilidade de entrar no mercado internacional, de estabelecer permanência ou de engendrar saída, que se consubstancia a plena expansão das atividades comerciais e se alcança o resultado último dessa interatuação: o preço eficiente dos bens e serviços. A oração introduzida pela locução “visto que” explica o porquê de ser necessário considerar a concorrência na abordagem do comércio internacional.

33

@professorfelipeluccas

Professor felipe luccas

Fanpage: Professor felipe luccas

@professorfelip6

34

17

26/11/2019

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS FINAIS, TEMPORAIS E CONDICIONAIS Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

35

Conjunções subordinativas adverbiais finais: Indicam propósito, motivo, finalidade: para que, a fim de que, do modo que, de sorte que, porque (quando igual a para que), que. Ex: Dou exemplos para que você entenda tudo. Ex: Estude todo dia a fim de que acumule conhecimento ao longo do mês. Ex: “É preciso rezar porque não estoure uma nova guerra mundial.”

36

18

26/11/2019

19- CESPE / SEDUC-AL / PROFESSOR / 2018 Em “Para se vacinar, as pessoas precisam de documento de identidade e carteiras do SUS e de vacinação”, a preposição “Para” exerce o papel de conectivo e introduz uma oração que expressa finalidade.

37

20- CESPE / IHBDF / NÍVEL MÉDIO TÉCNICO / 2018 Assim, é comum que pais com baixa escolaridade lutem para que os filhos tenham acesso a um ensino de qualidade, sem reivindicar para si mesmos o direito que lhes foi violado. A oração “para que os filhos tenham acesso a um ensino de qualidade” expressa circunstância de

A) finalidade. B) causa. C) modo. D) proporção. E) concessão.

38

19

26/11/2019

Conjunções subordinativas adverbiais temporais: Introduzem uma oração que traz uma noção de tempo para o fato ocorrido na oração principal: quando, enquanto, desde que, sempre que, toda vez que, assim que, logo que, mal (com sentido de assim que). Ex: Quando eu chego em casa, o cão me recebe alegremente. Ex: Mal cheguei e já fui bombardeado de perguntas. Ex: Meu chefe me demitiu assim que cheguei. Ex: Comprei roupas enquanto ela escolhia sapatos. Ex: Ela está triste desde que o cão morreu.

39

Conjunções subordinativas adverbiais condicionais:

Iniciam oração subordinada de mesmo nome e indicam a hipótese ou a condição para a ocorrência da oração principal. Geralmente trazem verbo com sentido de hipótese e conjugado no modo subjuntivo, que é o tempo verbal com valor hipotético. São elas: se, caso, desde que, contanto que, quando, salvo se, a menos que, a não ser que, sem que. Ex: Se eu puder, ensinarei tudo. Ex: Caso eu possa, ensinarei tudo. Ex: A não ser que haja uma catástrofe, não me atrasarei. Ex: Sem que invista em bons materiais, não vai aprender rápido. Ex: A renda, quando for oriunda de ilícitos, será tributada mesmo assim. 40

20

26/11/2019

21- CESPE / SEFAZ-RS / AUD. FISCAL / 2019 Por outro lado, se o Estado reduzisse a tributação de determinado setor da economia, os custos desse setor diminuiriam, o que possibilitaria a queda dos preços de seus produtos e poderia gerar um crescimento das vendas. No texto 1A3-I, a oração “se o Estado reduzisse a tributação de determinado setor da economia” (L. 8 e 9) apresenta, no período em que se insere, noção de A) concessão, uma vez que representa uma exceção às regras de tributação do país. B) explicação, uma vez que esclarece uma ação que diminuiria os custos do referido setor. C) proporcionalidade, uma vez que os custos do referido setor diminuiriam à medida que se diminuísse a tributação. D) tempo, uma vez que a diminuição dos custos do referido setor ocorreria somente após a redução da tributação sobre ele. E) condição, uma vez que a diminuição dos custos do referido setor dependeria da redução da tributação sobre ele.

41

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS E PROPORCIONAIS

Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

42

21

26/11/2019

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas: Indicam que uma ação ou fato se desenvolve de acordo com outro: como, conforme, consoante, segundo. Ex: A prova se desenrolou como tínhamos treinado! Ex: Tudo correu conforme planejamos. Ex: Segundo dizia Celso Cunha, o infinitivo pessoal não segue regras rígidas.

43

22- CESPE / PGE-PE / ANA. DE PROCURADORIA / 2019 Se observarmos bem, essas ondas longas da história, como as chamava Braudel, tornaram-se cada vez mais curtas. O sentido original e a correção gramatical do texto seriam mantidos se a palavra “como” fosse substituída por conforme.

44

22

26/11/2019

Conjunções subordinativas adverbiais comparativas: Introduzem uma oração que traz uma comparação ou contraste em relação à oração principal: como, assim como, tal qual, tal como, mais que, menos, tanto quanto. Nesses pares, as palavras tanto e quanto são correlatas. Por isso, podemos chamar esses pares de correlações aditivas enfáticas. O mesmo vale para outros pares que possuem função de uma conjunção. Ex: Essa matéria é mais fácil do que a que estudamos ontem. Ex: Corria como um touro. Ex: Ele estuda tanto quanto seu tio médico (estuda).

45

23- CESPE / TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO / 2019 Uma partida de futebol é uma forma narrativa. Saber ler uma partida — esse é o mérito do locutor esportivo, na verdade, um leitor esportivo. Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas. Ler, então, é um jogo, uma disputa, uma conquista de significados. No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas” (L. 2 a 4), o segmento “como o técnico” expressa A) hipótese. B) conformidade. C) explicação. D) comparação. E) causa

46

23

26/11/2019

24- CESPE / PRF / POLICIAL / 2019 Se prestarmos atenção à nossa volta, perceberemos que quase tudo que vemos existe em razão de atividades do trabalho humano. Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações diversas entre os indivíduos, assim como a organização do trabalho alterou-se bastante entre diferentes sociedades e momentos da história. Com o emprego da expressão “assim como” (ℓ.8 e 9), estabelece-se uma relação de comparação entre ideias expressas no período.

47

Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais:

Introduzem uma oração que traz uma relação de proporcionalidade com a oração principal: à medida que, à proporção que, ao passo que e também as correlações quanto mais/menos...mais/menos... Ex: Quanto mais eu rezo, mais assombrações me aparecem. Ex: Quanto mais estudo, mais sorte tenho nas provas. Ex: À medida que o tempo passa, a confiança vai aumentando. Ex: Ao passo que o produto escasseia, o preço sobe.

48

24

26/11/2019

25- CESPE / MPC-PA / NÍVEL MÉDIO / 2019 Cada uma das próximas opções apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CG3A3-II: “quanto mais se investir na capacitação das pessoas, mais produtiva e rica uma nação será” (L.27 a 28). Assinale a opção em que a proposta de reescrita indicada mantém a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

A) será mais produtiva e rica a nação que mais investir na capacitação das pessoas B) uma nação será mais produtiva e rica porque investe na capacitação das pessoas C) enquanto investir na capacitação das pessoas, uma nação será mais produtiva e rica D) assim como se investe mais na capacitação das pessoas, mais produtiva e rica uma nação será E) uma nação será mais produtiva e rica à medida que houver mais investimento na capacitação das pessoas

49

26- CESPE / TCE-RO / 2019 No texto CB1A1-I, o trecho “quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a péssima distribuição dos bens” (L.10) expressa uma relação de A) oposição. B) proporcionalidade. C) conformidade. D) alternância. E) comparação.

50

25

26/11/2019

CONJUNÇÕES CONCESSIVAS Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

51

Conjunções subordinativas adverbiais concessivas: Os principais conectivos concessivos são: mesmo que, ainda que, embora, apesar de que, conquanto, por mais que, posto que, se bem que, não obstante. Ex: Embora fosse gago e epilético, Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras. Ex: Posto que estivessem grávidas, as mulheres viking guerreavam. Ex: Ainda que eu reclame muito, sou feliz. Ex: Teve que aceitar a crítica, conquanto não tivesse gostado. >> Atenção ao verbo! Ex: Por mais que fosse engenheiro, errava todas as contas. Ex: Apesar de ser engenheiro, errava todas as contas. 52

26

26/11/2019

27- CESPE / MPC-PA / NÍVEL MÉDIO / 2019 Seu trabalho o levou à conclusão de que países que investem mais em educação tendem a ser mais ricos. Segundo ele, mesmo que isso tenha um custo, quanto mais se investir na capacitação das pessoas, mais produtiva e rica uma nação será, de modo que os efeitos tendem a ser mais positivos que negativos. Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto CG3A3-II, a expressão “mesmo que” (L.2) poderia ser substituída por A) ainda que. B) desde que. C) uma vez que. D) ao passo que. E) contanto que.

53

28- CESPE / TCE-PB / AG. DE DOCUMENTAÇÃO / 2018 No texto, as relações sintático-semânticas do período “Embora fosse temido, o apagamento era necessário, assim como o esquecimento também o é para a memória” seriam preservadas caso a conjunção “Embora” fosse substituída por a) Por conseguinte. b) Ainda que. c) Consoante. d) Desde que. e) Uma vez que.

54

27

26/11/2019

29- CESPE / MPC-PA / ANA. MINISTERIAL / 2019 Cada uma das opções a seguir apresenta proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CG2A1-I: “Embora os números absolutos estejam caindo, o tema ainda é um dos mais delicados da agenda internacional.” (L. 27 e 28). Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada mantém os sentidos e a correção gramatical do texto. A) O tema ainda é um dos mais delicados da agenda internacional contanto que os números absolutos estejam caindo. B) À medida que os números absolutos caiam, o tema ainda será um dos mais delicados da agenda internacional. C) Apesar de os números absolutos estarem caindo, o tema ainda é um dos mais delicados da agenda internacional. D) O tema ainda será um dos mais delicados da agenda internacional consoante os números absolutos estejam caindo. E) Visto que os números absolutos estão caindo, o tema ainda é um dos mais delicados da agenda internacional. 55

CONJUNÇÕES COM MAIS DE UM SENTIDO Prof. Felipe Luccas

Conjunções Prof. Felipe Luccas

56

28

26/11/2019

ADITIVO: Estudo e trabalho

E

CONCLUSIVO: Ele correu todo dia e perdeu o peso que queria OPOSIÇÃO: Ele estuda muito, e não aprende

57

COMPARATIVO: Trabalho como um burro

COMO

CONFORMATIVO: Como dizia Cartola, “o mundo é um moinho” Agi como a Constituição determina

CAUSA: Como choveu, a rua ficou alagada

58

29

26/11/2019

30- CESPE / PGE-PE / 2019 A modernidade é um contrato. Todos nós aderimos a ele no dia em que nascemos, e ele regula nossa vida até o dia em que morremos. Pouquíssimos entre nós são capazes de rescindi-lo ou transcendê-lo. A vírgula empregada na linha 2 tem a finalidade de demarcar uma relação de oposição entre as orações “Todos nós aderimos a ele no dia em que nascemos” (L. 1) e “e ele regula nossa vida até o dia em que morremos” (L.1-2).

59

31- CESPE / SLU-DF / 2019 Aquela senhora furiosa revoltou-se antes do tempo e não viu a condenação do conde brutal. Tal suscetibilidade, decorrente da situação inferior em que, do modo mais injusto, as mulheres são mantidas em nossas sociedades, é compreensível. Mas indignou-se cedo demais. A oração “não viu a condenação do conde brutal” (ℓ.1-2) exprime o motivo, a causa por que a senhora furiosa revoltou-se antes do tempo.

60

30

26/11/2019

32- CESPE / SEDUC-AL / PROFESSOR / 2018 Fez outros ofícios, semeou vírgulas empenadas por todos os lados e foi despedido. Como era sujeito de brio, tomou aulas de gramática, de modo a colocar as vírgulas em seus devidos lugares. Estudou e progrediu. A conjunção “Como” introduz uma comparação.

61

33- CESPE / PREF. SÃO LUÍS-MA / 2017 Era uma manhã risonha, e bela, como o rosto de um infante No texto CB3A2AAA, o trecho “como o rosto de um infante” introduz uma ideia de a) comparação. b) contraste. c) adição. d) compensação. e) intensidade.

62

31

26/11/2019

34- CESPE / PRF / 2013 Leio que a ciência deu agora mais um passo definitivo. É claro que o definitivo da ciência é transitório, e não por deficiência da ciência (é ciência demais), que se supera a si mesma a cada dia... Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, a conjunção “e”, em “e não por deficiência da ciência” (L.2), poderia ser substituída por mas.

63

EXPLICATIVO: Não saia, que está chovendo

QUE

CAUSAL: Velho que estava, vivia doente CONSECUTIVO: Estava tão velho, que vivia doente

64

32

26/11/2019

EXPLICATIVO: Não saia, porque está chovendo

PORQUE

CAUSAL: Vivia doente, porque estava muito velho FINAL: Reze porque ele não morra

65

CONCLUSIVO: Corri todos os dias; perdi, pois, muito peso

POIS

EXPLICATIVO Não reclame, pois isso atrai negatividade CAUSAL: A rua ficou alagada, pois choveu muito

66

33

26/11/2019

35- CESPE / PGE-PE / ASS. DE PROCURADORIA / 2019 Tenho ótimas recordações de lá e uma foto da qual gosto muito, da minha infância, às gargalhadas, vestindo um macacão que minha própria mãe costurava, com bastante capricho. Ela fazia um para cada dia da semana, assim, eu podia me esbaldar e me sujar à vontade, porque sempre teria um macacão limpo para usar no dia seguinte. A substituição do conectivo “porque” por pois manteria os sentidos originais do texto.

67

36- CESPE / MPC-PA / NÍVEL MÉDIO / 2019 A prática mostra que, uma vez executado e pago o serviço, feito está, pois não se recupera todo o dinheiro público gasto irregularmente. Os sentidos originais e a correção gramatical do texto CG3A3-I seriam preservados caso o termo “pois” (L.1) fosse substituído por A) por conseguinte. B) assim. C) visto que. D) embora. E) ao passo que.

68

34

26/11/2019

Alternativo: Saia, senão chamo a polícia

SENÃO

Adversativo Ele não estava triste, senão concentrado Aditivo Era o favorito não só da sala, senão de toda a escola

69

Temporal: Estava sozinha quando ele chegou

Quando

Condicional Daremos desconto, mas só quando os clientes pagarem à vista

70

35

26/11/2019

Temporal: Desde que virei professor, tenho aprendido muito

Desde que Condicional Deixarei você ir ao baile funk, desde que você lave meu carro

71

Não obstante

ADVERSATIVO: Estudou muito, não obstante foi reprovado. CONCESSIVO: Não obstante tentasse, não conseguia emagrecer.

72

36

26/11/2019

Modo Entrou sem que fosse convidado.

Sem que

Concessão Sem que estudasse, foi aprovado. Condição Sem que estude, será reprovado.

73

37- CESPE / PRF / POLICIAL / 2019 Se prestarmos atenção à nossa volta, perceberemos que quase tudo que vemos existe em razão de atividades do trabalho humano. Seriam mantidos os sentidos do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: Quando prestamos atenção a nossa volta, percebemos que quase tudo que vemos existe pelas atividades do trabalho humano.

74

37

26/11/2019

38- CESPE / PF / PAPILOSCOPISTA / 2018 Em graus diferentes, todos fazemos parte dessa aventura, todos podemos compartilhar o êxtase que surge a cada nova descoberta; se não por intermédio de nossas próprias atividades de pesquisa, ao menos ao estudarmos as ideias daqueles que expandiram e expandem as fronteiras do conhecimento com sua criatividade e coragem intelectual. No trecho “se não por intermédio ... intelectual” (L.15-18) as expressões “se não” e “ao menos” poderiam ser substituídas, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos do texto, por não só e mas também, respectivamente.

75

39- CESPE / TRE-BA / 2017 Desde que a urna eletrônica foi adotada em todo o território brasileiro, votar passou a ser uma atividade relativamente simples. No período que inicia o texto CG1A2AAA, a locução “Desde que” (l.1) introduz uma ideia de a) proporcionalidade. b) tempo. c) causa. d) consequência. e) condição.

76

38

26/11/2019

1 - CORRETA

9 – INCORRETA

17 – LETRA B

25 – LETRA E

33 – LETRA A

2 – CORRETA

10 – LETRA C

18 – CORRETA

26 – LETRA B

34 – CORRETA

3 – LETRA D

11 – LETRA A

19 – CORRETA

27 – LETRA A

35 – CORRETA

4 – INCORRETA

12 – INCORRETA

20 – LETRA A

28 – LETRA B

36 – LETRA C

5 – CORRETA

13 – LETRA A

21 – LETRA E

29 – LETRA C

37 – INCORRETA

6 – CORRETA

14 – LETRA A

22 – CORRETA

30 – INCORRETA

38 – INCORRETA

7 – CORRETA

15 – CORRETA

23 – LETRA D

31 – INCORRETA

39 – LETRA B

8 – CORRETA

16 – CORRETA

24 – CORRETA

32 – INCORRETA

77

OBRIGADO

78

39

26/11/2019

79

40
AULA 01 EXTENSIVO CESPE 2020 CONJUNÇÕES 26.11.2019

Related documents

40 Pages • 4,835 Words • PDF • 1.1 MB

95 Pages • 2,353 Words • PDF • 8.4 MB

8 Pages • 1,828 Words • PDF • 1017.2 KB

3 Pages • PDF • 856.3 KB

51 Pages • 795 Words • PDF • 4.9 MB

2 Pages • 535 Words • PDF • 372.3 KB

49 Pages • 1,168 Words • PDF • 3 MB

6 Pages • 1,169 Words • PDF • 98.9 KB

11 Pages • 6,790 Words • PDF • 1.7 MB

34 Pages • 5,911 Words • PDF • 1.1 MB

32 Pages • 11,295 Words • PDF • 1.2 MB

78 Pages • 2,863 Words • PDF • 2.3 MB