DIDATICA 01

4 Pages • 1,639 Words • PDF • 547.3 KB
Uploaded at 2021-09-24 14:04

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


DIDÁTICA PARA CONCURSOS | Módulo 1 – Prof. Pedro Israel OS: 0123/11/17-Gil

CONCURSO: ASSUNTO:

SEDUC – CE História do Pensamento Pedagógico

Fanpage: www.facebook.com/profpedroisrael Email: [email protected] Apresentação É Mestre em Ética e Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela mesma Universidade, com ênfase e especialização em Filosofia da Educação. É bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Professor Universitário de uma importante Universidade em Fortaleza. Atua como membro integrante da Coordenação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Estado do Ceará, estando este por sua vez vinculado a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, órgão subordinado ao Gabinete do Governador do Estado do Ceará.

História do Pensamento Pedagógico As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. 01. Elas são: (Pref. de Brusque–SC | 2014 | FEPESE) a) b) c) d) e)

Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor Pensamento Conservador e Pensamento Liberal. Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais. Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.

Analise o texto abaixo: Com relação aos estudos que versam a respeito da história e dos fundamentos da educação pode-se dizer que ____ trouxe contribuições para o Pensamento Pedagógico _____. 02. a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. (MPE–SC | 2014 | FEPESE) Skinner ; Progressista Célestin Freinet ; Antiautoritário Paulo Freire ; Liberal Freud ; Socialista Marx ; Liberal CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220

1

DIDÁTICA PARA CONCURSOS | Módulo 1 – Prof. Pedro Israel OS: 0123/11/17-Gil

03. Estudos indicam que Fernando Azevedo, Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Roque Spencer Maciel de Barros fazem parte do Pensamento Pedagógico Brasileiro: (MPE–SC | 2014 | FEPESE) a) b) c) d) e)

Liberal. Progressista. Crítico. Socialista. Materialista.

04. Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a) (CEFET - RJ | 2014 | CESGRANRIO) a) b) c) d) e)

movimento escolanovista tecnicismo liberal humanismo pedagógico pedagogia libertária pedagogia crítico-social dos conteúdos

05. Em “Pensamento Pedagógico Brasileiro”, Gadotti menciona que Paulo Freire, em seu trabalho, não separa método da teoria e esta da prática. É correto afirmar que na sua obra o saber tem um papel: (SEDUC-RJ | 2014 | CEPERJ) a) b) c) d) e)

generalizador emancipador secundário opressor alienante

06. Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho. (SEDUC-CE | 2013 | CESPE) a) b) c) d) e)

progressista libertadora liberal renovadora não diretiva liberal tecnicista progressista libertária liberal renovadora progressiva

07. O Manifesto dos Pioneiros da Educação teve grande importância para o desenvolvimento da educação no país. Assinado por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, dentre outros, o pensamento pedagógico brasileiro passa a ter influências (TSE | 2012 | CONSULPLAN) a) da Pedagogia Libertária. b) do Movimento por uma Educação Popular. c) das Teorias da Escola Nova. d) dos movimentos políticos e sindicais. O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. 08. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que (TSE | 2012 | CONSULPLAN) a) dá relevo à formação da consciência crítica. b) enaltece o pensamento mágico e o saber comum. c) desfavorece embates com a consciência ingênua. d) subestima a realidade do homem simples. CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220

2

DIDÁTICA PARA CONCURSOS | Módulo 1 – Prof. Pedro Israel OS: 0123/11/17-Gil

09. Um projeto pedagógico, na perspectiva de Freire, deve tomar o “homem como um ser de relações, temporalizado e situado”. Isso significa que o projeto pedagógico deve (TSE | 2012 | CONSULPLAN) a) b) c) d)

considerar os contextos sociais e culturais em que vivem os sujeitos que irão fazer parte dele. desenvolver uma série de ações que permitam a ocultação de saberes ingênuos e depositários de não-saberes. sobrelevar a realidade dos sujeitos envolvidos no projeto. prescindir de uma reflexão sobre o homem e de suas condições culturais.

Moacir Gadotti, em “O Pensamento Pedagógico Brasileiro", aponta que os filósofos da educação têm dado pouca importância a certos temas, a certos conteúdos da educação. Os chamados conteudistas, por exemplo, têm nutrido certo desprezo por aquilo que chamam de temas não nodais do currículo. 10. Nessa perspectiva, os temas classificados como não nodais no currículo e por isso desprezados são: (SEDUC-RJ | 2013 | CEPERJ) a) b) c) d) e)

astronomia e ecologia agressividade e psicologia geologia e corpo cartografia e arte arte e afetividade

11. A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro recebe grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer (SESC-PE | 2013 | UPENET) a) b) c) d) e)

a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos às culturas hegemônicas. a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo. a partir dos métodos silábicos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória. de maneira coerente com os universos culturais dos educadores, para que possam ser eficientes e conscientizadoras. a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.

12. Ao considerar a educação como um ato pedagógico e também político, é correto afirmar que um traço marcante, nas teorias críticas atuais, é (TCE-PI | 2014 | FCC) a) b) c) d) e)

a valorização da pessoa do educando enquanto aprendiz e como ser histórico, político e social. o desenvolvimento de técnicas capazes de treinar o aprendiz para sua função no mercado de trabalho. a transversalidade de temas que possibilitam superar as dinâmicas próprias das disciplinas. a compreensão dos limites de aprendizagem geneticamente determinados em cada indivíduo. o conhecimento incorporado pelos educandos de forma cumulativa por meio da transmissão científica e planejada dos conteúdos.

13. A história da didática no Brasil é constituída na relação com as tendências pedagógicas. Partindo dessa premissa, associe as colunas abaixo, relacionando a proposta da didática para o processo de ensino e de aprendizagem a partir das tendências apresentadas: (IFPB | 2014 | IFPB) 1. 2. 3. 4.

Tendência pedagógica tradicional. Tendência pedagógica renovada. Tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos. Tendência pedagógica libertadora.

( ) A didática é considerada uma disciplina que normatiza e regula o ensino. A partir de princípios e regras, considera a atividade de ensinar centrada no professor que transmite o conteúdo. ( ) A didática considera o aluno sujeito da aprendizagem e o coloca no centro desse processo. Baseia-se na ideia de que o aluno aprende melhor quando faz por si próprio e de que o professor é o organizador das situações que favorecerão a aprendizagem desse aluno.

CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220

3

DIDÁTICA PARA CONCURSOS | Módulo 1 – Prof. Pedro Israel OS: 0123/11/17-Gil

( ) A didática não configura uma proposta explícita nessa tendência, pois muitos de seus seguidores consideravam que a mesma tinha apenas um caráter tecnicista e prescritivo. Contudo, ela estava implícita nessa tendência, a partir da orientação do trabalho escolar, pois, de alguma maneira, o professor coloca-se como orientador da aprendizagem do aluno. A atividade escolar é centrada na discussão de questões sociais e políticas. ( ) A didática possui papel importante, uma vez que tem como objeto de estudo o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem, bem como trabalha as finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as condições e meios formativos. A sequência CORRETA é: a) b) c) d) e)

1, 2, 3, 4 4, 2, 3, 1 1, 3, 2, 4 2, 1, 4, 3 1, 2, 4, 3

14. Leia o texto abaixo: “A educação, nesse período, era “concebida como um subsistema cujo funcionamento eficaz é essencial ao equilíbrio do sistema social de que faz parte". A função da educação era formar indivíduos aptos a contribuírem para o aumento da produtividade da sociedade. O professor e os alunos são relegados a posições secundárias". A a) b) c) d)

Pedagogia abordada no texto é: Pedagogia Libertária. Pedagogia Tecnicista Pedagogia Social Crítica. Pedagogia Renovada.

Prof. Pedro Israel

[email protected] www.facebook.com/profpedroisrael

GABARITO 01 D

02 B

03 A

04 A

05 B

06 C

07 C

08 A

09 A

10 E

11 B

12 A

13 E

14 B

CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220

4
DIDATICA 01

Related documents

4 Pages • 1,639 Words • PDF • 547.3 KB

15 Pages • 4,251 Words • PDF • 635.6 KB

48 Pages • 1,377 Words • PDF • 16 MB

53 Pages • 3,111 Words • PDF • 342.5 KB

84 Pages • 38,106 Words • PDF • 41.1 MB

285 Pages • 83,736 Words • PDF • 1.4 MB

6 Pages • 205 Words • PDF • 2.1 MB

298 Pages • 79,589 Words • PDF • 1.7 MB

22 Pages • 1,661 Words • PDF • 1.7 MB

387 Pages • 107,291 Words • PDF • 2.3 MB

3 Pages • 1,591 Words • PDF • 547.7 KB

29 Pages • PDF • 22.3 MB