PET COMPLEMENTAR 6 ANOS_1

104 Pages • 11,643 Words • PDF • 5.3 MB
Uploaded at 2021-09-24 13:28

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


PET COMPLEMENTAR

1

PARA ESTUDAR O conteúdo da nossa SEMANA 1 do PET Complementar é Texto Instrucional, mas antes de aprendemos sobre eles, precisamos saber um pouquinho sobre os três tipos de linguagem que existem em nossa Língua: LINGUAGEM VERBAL; LINGUAGEM NÃO-VERBAL e LINGUAGEM MISTA.

2



LINGUAGEM VERBAL: é quando comunicamos por meio das palavras, sejam elas

faladas ou escritas.



LINGUAGEM NÃO-VERBAL: é quando comunicamos por meio de imagens, ou seja,

não há a presença de palavras. 

LINGUAGEM

MISTA:

é

quando associamos as palavras e as

imagens para nos comunicarmos.

PARA LEMBRAR Um texto instrucional é aquele cuja função é instruir, ensinar, mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento. Neste tipo de gênero textual, encontramos as mais diversas formas de texto, desde simples receitas culinárias até os complexos manuais de instrução para montar o motor de um avião, por exemplo. Ao fornecer instruções, o texto instrucional caracteriza-se pelo recurso a formas verbais no Modo Infinitivo ou no Modo Imperativo, identificando claramente as ações, ou informando acerca destas em forma de conselho.

1. Leia a tira a seguir, de Nik, e responda às questões.

3

A) A tira cria humor a partir do uso de alguns sinais de trânsito. Nos quatro primeiros quadrinhos, o que Gaturro quer ensinar a Gaturrinho? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ B) No 5º quadrinho, Gaturro espirra e, no 6º quadrinho, Gaturrinho aponta-lhe uma placa de trânsito. O que essa placa significa normalmente? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ C) Como Gaturrinho deve ter compreendido a placa do 6º quadrinho? Por que, provavelmente, ele teve essa compreensão? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Leia o texto abaixo para responder às questões de 2 a 5. Balas para Crescimento INFORMAÇÕES AO PACIENTE: Este medicamento deve ser mantido ao alcance de crianças, adultos e idosos para ser usado sempre que necessário. APRESENTAÇÃO: Pacote com 50 balas coloridas. COMPOSIÇÃO: Cada bala contém ingredientes em grandes dosagens. Amizade........................................mg de verdade Amor..............................................mg incondicional Beleza.............................................mg do coração Esperança......................................mg de determinação Fé....................................................mg da alma Fraternidade.................................mg de compaixão Humildade....................................mg de simplicidade Companheirismo..........................mg de boas atitudes Outras virtudes............................mg sem limites INDICAÇÕES: Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta. Bala branca – acalma a agitação e garante a paz. Bala vermelha – combate o desânimo. Bala verde – é vacina para quem estiver aborrecido e magoado. Bala amarela – ajuda a pensar na solução de problemas. Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego. CONTRAINDICAÇÕES: Pessoas egoístas e mesquinhas que não se dão a oportunidade de mudar.

4

REAÇÕES ADVERSAS: Pode causar dependência. Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor. POSOLOGIA: Crianças, ingerir uma bala diferente uma vez por dia. Adultos, ingerir todas as balas duas vezes por dia. VALIDADE: Agora e sempre. 2. Esse tipo de texto serve para: A) ( B) ( C) ( D) (

) instruir e informar. ) instruir e divertir. ) instruir e partilhar um sentimento. ) instruir e divulgar algo.

3. No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica: A) ( B) ( C) ( D) (

) as situações contra indicadas no medicamento. ) os componentes que fazem falta ao homem. ) os elementos que formam o medicamento. ) os produtos que causam aborrecimentos.

4. Quem pode usar esse medicamento? A) ( B) ( C) ( D) (

) Pessoas egoístas e mesquinhas. ) Todas as pessoas. ) Pessoas que não se dão a oportunidade de mudar. ) Pessoas que querem viver melhor.

5. Como os adultos devem tomar essa medicação? A) ( B) ( C) ( D) (

5

) Ingerir três vezes ao dia, duas balas ) Ingerir duas vezes ao dia uma bala ) Ingerir uma bala , uma vez ao dia ) Ingerir todas as balas, duas vezes ao dia

PARA ESTUDAR Texto narrativo Como estudamos, a Anedota é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. A anedota trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço. Então vamos estudar as características do texto narrativo:

6

Fonte: https://descomplica.com.br/blog/materiais-de-estudo/portugues/mapa-mental-texto-narrativo/

Leia a anedota a seguir e responda às questões de 1 a 3: O pai do Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim: __ Na minha época, as notas baixas eram punidas com uma boa surra – comenta contrafeito. __ Legal, pai! Que tal pegarmos o professor na saída amanhã? Donaldo Buchweitz. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 38.

1. Observe a situação em que se dá o diálogo entre pai e filho. a) O momento é tenso ou descontraído? Por quê? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

7

b) Como está o pai? Justifique sua resposta com palavras do texto. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. Observe a fala do pai de Joãozinho. a) O que ele quer dizer ao comentar que, em sua época, as notas baixas eram punidas com surras? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Portanto, nesse momento, que imagem ele provavelmente tem de Joãozinho? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) Você acha que o pai pretende dar uma surra no filho? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d) Então, com que intenção o pai faz esse comentário? Que imagem de si mesmo ele quer passar para o filho? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3. O humor da anedota está no mal-entendido que há entre pai e filho quanto à compreensão da fala do pai. a) De acordo com a fala do pai, quem supostamente merecia algum tipo de punição? Por quê? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Por que a resposta de Joãozinho surpreende? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

8

9

PARA ESTUDAR Gênero: Notícia A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. IMPORTANTE Gênero jornalístico: trabalha com informações reais, verdadeiras. Gênero literário: permite a imaginação das ações, ou seja, podemos inventar/criar informações, histórias. A Notícia é um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Características da Notícia As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:      

10

Texto de cunho informativo. Textos descritivos (utilização de adjetivos) e/ou narrativos (contar uma história). Textos relativamente curtos. Veiculado nos meios de comunicação. Linguagem formal, clara e objetiva. Textos com títulos (principal e auxiliar).

 Textos em terceira pessoa (impessoais).  O jornalista não emite opinião, apenas relata o fato. Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/

1. Quanto à estrutura da notícia, gênero textual estudado nesta semana, relacione as colunas: 1 2 3 4

- Título - Linha-fina ou subtítulo - Lide ou lead - Corpo da notícia

( ) Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe informações que não estão presentes no título. ( ) Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: O que aconteceu? Com quem? Onde aconteceu o fato? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto? ( ) Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor. ( ) Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida. Leia o texto abaixo, para responder às questões de 02 e 03:

As obras de recuperação das estruturas das pontes sobre os rios Tijuco e Pirapetinga, na BR-050, entre Uberlândia e Uberaba, devem começar na segunda quinzena de julho. A previsão inicial era que os trabalhos começassem em fevereiro, mas, de acordo com o coordenador de comunicação da MGO Rodovias, concessionária da rodovia e responsável pelas obras, Sérgio Lucas, problemas burocráticos atrasaram o início das obras. O trecho fica entre os kms 132 e 135. “Já tínhamos enviado o projeto para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovasse, mas aparecerem algumas questões referentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já que esses problemas a serem resolvidos apareceram quando

11

o órgão ainda era o responsável pela rodovia”, afirmou Lucas. Porém, ainda segundo Lucas, essas questões foram resolvidas e as obras terão início no mês que vem, mas não será possível determinar o prazo para a conclusão. “Durante os estudos, os responsáveis descobriram que os problemas estruturais nessas pontes eram mais complexos que o esperado e, por isso, um prazo de entrega só poderá ser informado a partir do início dos trabalhos, mas deve ser questão de meses”, disse Lucas. Devido às obras, desde dezembro do ano passado uma das faixas de rolamento entre os kms 132 e 135 da BR-050 está fechada. De acordo com o MGO, essa medida foi necessária para preservar a segurança na rodovia onde serão feitas as obras de recuperação das estruturas das pontes. Com o estreitamento de pista, o tráfego está liberado apenas pela faixa 1 (mais próxima do canteiro central) e está proibido no local o tráfego de veículos com carga especial, que necessitam de Autorização Especial de Tráfego emitida pelo Dnit. O trânsito ficará em meia pista até a conclusão das obras. Ainda conforme a MGO, foi implantada uma sinalização especial no trecho interditado, além de dois redutores de velocidade. Fonte: http://olhanodiario.com.br/noticia/12320/obras-em-pontes-na-br-050-estao-atrasadas-ha-4-meses

2. De acordo com o texto, podemos afirmar que: A) As obras de construção das estruturas das pontes sobre os rios Tijuco e Pirapetinga, na BR-050, entre Uberlândia e Uberaba, devem começar na segunda quinzena de julho. B) O coordenador de comunicação da MGO Rodovias, Sérgio Lucas, afirma que a obra terminará em julho. C) As obras de recuperação das estruturas das pontes sobre os rios Tijuco e Pirapetinga, na BR-050, entre Uberlândia e Uberaba, deveriam ter começado em fevereiro de 2017. D) Problemas burocráticos não afetaram o início das obras entre os municípios Uberlândia e Uberaba. 3. Sabendo que o lide responde as perguntas, O QUÊ? (o que aconteceu, está ou vai acontecer); QUEM? (os agentes da ação); QUANDO? (dia da semana e do mês, horas), ONDE? (o local do acontecimento), POR QUÊ? (os motivos e as razões), responda as seguintes perguntas quanto à notícia acima: O quê? ________________________________________________________________________ Quem? ________________________________________________________________________ Quando? _______________________________________________________________________ Onde? _________________________________________________________________________ Por quê?________________________________________________________________________ 4. Leia o trecho a seguir e responda a questão: Mais fogo na floresta Ao medir focos de calor identificados por satélites na Amazônia, os pesquisadores Luiz Aragão, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e Yoslo Shimabukuro, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São Paulo, verificaram o aumento de 59% nas queimadas, sobretudo em

12

áreas já desmatadas que estavam em recuperação. Segundo os pesquisadores, o fogo lança na atmosfera carbono responsável pelo aquecimento global, o que anularia os ganhos trazidos pela recente redução no desmatamento. (Revista Época, 07 jun. 2010. p. 21.)

As queimadas contribuem para o aquecimento global porque A) destruíram quase 60% das florestas da Amazônia. B) lançam gás carbônico na atmosfera terrestre. C) podem ser identificadas por meio de satélites. D) prejudicam áreas que estavam em recuperação.

PARA ESTUDAR USO DO DICIONÁRIO O uso do dicionário é um importante hábito no momento da linguagem escrita, por isso devemos saber utilizá-lo corretamente. A cada instante que passa temos consciência de que a linguagem escrita exige de nós um pouco mais de atenção, de cuidado. Entre todos esses cuidados, não significa que somente temos de estar com nossas ideias ali... prontinhas, prontinhas, é preciso saber como transportá-las para o papel. Ah! Nessas horas, algumas dúvidas surgirão, tais como aquelas relacionadas à maneira correta de grafar esta ou aquela palavra. E sabe quem deverá ser seu companheiro inseparável? Ele mesmo, o dicionário! Sabemos que o nosso alfabeto é constituído de 26 letras, e que as palavras contidas no dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética, assim como observamos em outros exemplos

13

também já conhecidos por todos nós, como é o caso da lista telefônica, enciclopédias, diário de classe, entre outros. E você sabe o porquê dessa organização? Ela serve para facilitar ainda mais nossa busca.

Ao abrirmos uma página do dicionário, logo percebemos a presença de duas palavras que se destacam, principalmente porque elas vêm expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas, além de serem denominadas de palavras-chave, também servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página. Assim sendo, para darmos continuidade às nossas descobertas, vamos analisar um exemplo? Para isso, elegeremos a palavra “abreviatura”: Abreviatura, s.f. 1. Fração de palavra que designa o vocábulo todo. 2. Sinal com que se representa uma palavra. 3. Qualquer coisa em ponto pequeno; miniatura. Podemos começar dizendo que qualquer palavra, assim como esta que estamos analisando, e as demais que lá existem, recebem o nome de verbete. Logo em seguida, percebemos a presença de algumas letras que surgem abreviadas. Viu só? Estamos falando de abreviatura e logo a encontramos! No caso do nosso exemplo, “s.” e “f.” significam “substantivo” e “feminino”, uma vez que representam informações importantes que devemos saber sobre a palavra em estudo. No entanto, podemos identificar outras abreviaturas, como, por exemplo: adj. – adjetivo s. m. – substantivo masculino num. – numeral sing. – singular pl. – plural. As abreviaturas indicam, principalmente, importantes aspectos, tais como: *A flexão contida nas palavras, ou seja, as mudanças que podem existir no que se refere ao gênero (masculino/feminino) e número (singular e plural); *A flexão nos verbos quanto à pessoa, (eu, tu, ele, nós, vós, eles), tempo (presente, pretérito e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo). Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/uso-do-dicionario.htm

14

1. Dicionários são livros que trazem o significa das palavras. O conjunto formado pela palavra e seus significados é chamado VERBETE. Observe o verbete abaixo:

FONTE: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=jardineira

Agora leia as frases abaixo e coloque o número correspondente ao significado (acepção) que a palavra possui em cada situação: A) Aquela receita leva uma xícara de jardineira. (

)

B) Você acabou comprando aquela jardineira em promoção na loja? ( C) Um passeio de jardineira agora cairia bem... (

)

)

D) Nossa jardineira cuida com muito carinho das plantas. (

)

2. Leia a família de palavras abaixo: maluco – malvado – malvisto – mamãe – mameluco – mamona – mancada – manchete –mandíbula – mandioca – manejar – mangue – maniqueísmo Se você fosse fazer uma pesquisa no dicionário, você veria as palavras abaixo entre quais palavras

15

acima? Siga a ordem alfabética. mamífero / maneira / manequim _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. Escolha duas palavras do exercício anterior, procure o significado no dicionário e transcreva os verbetes. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

16

PROFESSORA: JULIANA SOUZA

17

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDO TUTORADO COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ANO DE ESCOLARIDADE: 6º ANO PET VOLUME: 1 NOME DA ESCOLA: ESTUDANTE: TURMA: NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: TURNO: TOTAL DE SEMANAS: NÚMERO DE AULAS POR MÊS:

14

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Números.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.

HABILIDADE(S): (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Números decimais e decomposição de números decimais finitos.

TEMA: NUMERAÇÃO. É importante diferenciarmos os significados das palavras, número e numeral. - Número – é uma ideia de quantidade. - Numeral – é qualquer símbolo ou nome que usamos para representar essa quantidade.Assim, a quantidade cinco, pode ser representada pelos numerais 5, V, cinco, five, .... Sistema de Numeração É o conjunto de símbolos (algarismos) e regras que nos permitem enunciar e escrever todos os números. Sistema de Numeração Decimal É o sistema que emprega dez algarismos e dois princípios (regras) fundamentais; Símbolos: - Algarismos significativos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 - Algarismos não significativos: 0 (zero) É um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número, determina o seu valor Ex: 234 = 200 + 30 + 4.

15

Princípios ou Reras da posição decimal: 1 – Dez unidades de uma ordem qualquer, formam uma unidade da ordem imediatamente superior, assim, 10 unidades simples, formam uma dezena simples, 10 dezenas simples formam uma centena simples, 10 centenas simples formam uma unidade de milhar E assim sucessivamente. 2 – Todo algarismo escrito a esquerda do outro, representa unidades de ordem dez vezes maiores que a desse outro. Cada ordem equivale a umnúmero com um zero a menos do que o número da ordem. Ex: 9 unidades de 1º ordem = 9 7 unidades de 2ª ordem = 70 26 unidades de 3ª ordem = 2600

OBSERVAÇÃO: Quem escreve desde um número A até um número B escreve: (B – A + 1) números Exemplo: Se escrevermos de 23 até 98, são escritos (98 – 23 + 1) = 76 números Os números são muito importantes no nosso dia a dia, conhecer sua história e saber utiliza-los, fará toda a diferença em nossa vida.

Matemática pra que https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE&t=197s História dos números – khan Acadeny https://www.youtube.com/watch?v=OU1ydpuRyMQ https://www.youtube.com/watch?v=-Y8cQRwnLqg&t=190s

16

ATIVIDADES 1.

Decomponha os números abaixo e escreva por extenso, como no exemplo:

a) 3915 = 3000 + 900 + 10 + 5 Três mil, novecentos e quinze c)

509 = 50 + 09

Quinhentos e nove c)7 359 = _ __

_

_

__

__

__ __

e)30.058 = __ __

_

__

__

d)257 = _

_

_

_

__

__ __

__

__

__ __

_ _________ _

__

_ __

__

g)15.308.651 = _

2)

_

__

f) 4 .000.116 = __ __

__

_

_

_

_

__ __

__

_

__ _

_

_

__

__ _ _

__

_ __ _

__

__

_

__ __

__

__

_

__ _ _

__

__

_

__

_

__

Coloque os números da atividade anterior em ordem:

b) Decrescente: ____________________________________

_

_ __ _

a) Crescente: ______________________________________

17

__

_ _________

__

__

__

_

_

3) Posicione os seguintes números na reta numérica:

4)Coloque o Antecessor de cada um dos números abaixo

a) __________39

c) __________500

b) ___________78

d) __________451

5)

Coloque o sucessor de cada um dos números abaixo

a)1047

____

b)46 _________

6) Observe o hidrômetro ao lado, sabemos que um m³ equivale a 1000 litros, responda: Qual a leitura do hidrômetro em m³?

18

c) 3 999 d) 600

SEMANA 2 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Números.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Operações com números racionais Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita. Operações com números racionais Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja represen- tação decimal é finita por números naturais.

HABILIDADE(S): (EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estima- tiva, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural diferente de zero),utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Operações com números naturais e racionais.

TEMA: OPERAÇÕES COM NÚMEROS Caro (a) estudante, nesta semana, vamos recordar as principais operações e suas propriedades.

Somar é reunir duas ou mais quantidades da mesma espécie, numa só. As quantidades a somar chamam-se parcelas e o resultado da operação soma ou total.

Comutativa – a ordem das parcelas não altera a soma Ex: 5 + 3 = 3 + 5 Associativa – numa soma de várias parcelas, podemos substituir várias de suas parcelas pela soma delas. Ex: 4 + 5 + 7 = (4 + 5) + 7 = 4 + (5 + 7)

19

Fechamento – a soma de dois números de um determinado conjunto numérico, dará sempre um número desse mesmo conjunto, por exemplo a soma de dois números naturais sempre será um número natural a soma de números racionais, sempre será um número racional. Elemento Neutro – zero é o elemento neutro da adição.

Subtrair é achar quantas unidades de uma quantidade (minuendo) exece as de outra, de mesma espécie (bubtraendo). O resultado da operação chama-se resto , excesso ou diferença (M – S = R) 1. Somando-se ou subtraindo-se uma mesma quantidade ao minuendoe ao subtraendo, o resto não se altera. 2. Somando -se ou subtraindo-se uma cera quantidade ao minuendo, o resto fica aumentado ou diminuido dessa quantidade. 3. Somando -se ou subtraindo-se uma cera quantidade ao subtraendoendo, o resto fica diminuido ou aumentado dessa quantidade. 4. A soma dos termos de uma subtração é igual ao dobro do minuendo (m +s + r = 2m)

A subtração não possui as propriedades da adição (comutativa, associativa, de fechamento, e de elemento neutro) O resto varia no mesmo sentido que o minuendo e no sentido oposto que o subtraendo.

Multiplicar é reunir quantidades iguais. As quantidades a se multiplicar chamam-se fatores e o resultado da multiplicação chama-se produto.

Comutativa – A ordem dos fatores não altera o produto Ex: 5 x 3 = 3 x 5 Associativa – Num produto produto de três ou mais fatores, multiplicando-se, inicialmente, dois fatores quaisquer e o resultado obtido multiplicando-se pelo terceiro fator. Ex: 3x5x8 = (3x5)x8 Fechamento – O produto de dois números de um determinado conjunto numérico, dará sempre um número desse mesmo conjunto.

20

Elemento Neutro – O 1 (um) é o elemento neutro da multiplicação. Distributiva – da multiplicação em relação Pà adição – Para se multiplicar um número por uma soma indicada, multiplica-se separadamente esse número pelos termos da soma e em seguida adicionam-se os resultados.

É a operação que em por fim, dados dois números, achar o maior número de vezes que um deles contem o outro. : Dividendo | Divisor Resto

quociente

Relações Fundamentais 

O dividendo é igual ao divisor vezes o quociente, mais o resto.



O resto maior possível é o divisor menos um.

 multiplicando-se o dividendo e o divisor de uma divisão por um mesmo número diferente de zero, o quociente não se altera, mas o resto fica multiplicado por esse número.  O maior número que se pode somar ao dividendo sem alterar o quociente, e o divisor menos o resto, menos um.  As propriedades de fechamento, comutativa, elemento neutro não são validas para a divisão.

21

ATIVIDADES 1.

2.

3.

Associe cada propriedade da adição na primeira coluna ao exemplo da segunda coluna A – Comutativa

( ) 37 + 42 + 15 = (42 + 15) + 37

B – Associativa

( ) 1049 + 0 = 1049

C – Elemento Neutro

( ) 29 + 82 = 82 + 29

Associe cada propriedade da multiplicação na primeira coluna ao exemplo da segunda coluna A – Comutativa

( ) 742 x 1 = 742

B – Associativa

( ) 14 x (9 + 3) = 14 x 9 + 14 x 3

C – Elemento Neutro

( )9x2=2x9

D – Distributiva

( ) 2 x 5 x 6 = (2 x 5) x 6

Qual é o número de três algarismos escondido em cada item? a)

b) 4 2 0

+ 31 2



5 0 3 4.

22

1 1 3

Um grupo de 4 amigos foi tomar um lanche para comemorar o retorno das aulas, e combinaram dividir a conta de forma a todos pagarem a mesma quantia. Sabendo que a conta foi de R$ 94,00,quanto cada um pagou?

5.

23

Em uma divisão exata, o divisor é 15 e o quociente 16. Qual é o dividendo? (justifique comcálculos sua resposta)

SEMANA 3 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Geometria.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características.

HABILIDADE(S): (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Sólidos geométricos.

INTERDISCIPLINARIDADE: Geografia.

TEMA: FIGURAS ESPACIAIS VEM DO ESPAÇO? Caro (a) estudante, nessa semana você vai associar figuras espaciais às suas planificações e identificar suas principais características.

24

25

ATIVIDADES 1. a)

Esfera

b)

Cilindro

c)

Cone

Cite dois exemplos de objetos que tem formato de:

2. De o nome de cada um dos sólidos abaixo.

Imagem disponível em: . Acesso em 18 Jan. 2021

26

3.

Relacione a imagem da primeira linha com a planificação da 2ªlinha.

Assista ao vídeo sobre Formas Geométricas. Disponível em:
PET COMPLEMENTAR 6 ANOS_1

Related documents

104 Pages • 11,643 Words • PDF • 5.3 MB

15 Pages • 4,687 Words • PDF • 162.7 KB

12 Pages • 2,976 Words • PDF • 492.2 KB

12 Pages • 6,300 Words • PDF • 669.4 KB

2 Pages • 163 Words • PDF • 71.9 KB

1 Pages • 222 Words • PDF • 24.1 KB

32 Pages • 11,451 Words • PDF • 150.7 KB

1 Pages • 145 Words • PDF • 50.2 KB

2 Pages • 635 Words • PDF • 235 KB

123 Pages • 30,897 Words • PDF • 9.6 MB

39 Pages • 786 Words • PDF • 3.4 MB

10 Pages • 1,716 Words • PDF • 542.4 KB