p02 ÉTICA, DEMOCRACIA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA

29 Pages • 4,477 Words • PDF • 678.7 KB
Uploaded at 2021-09-24 11:28

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

AULA 02

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO Ética e Cidadania Professor Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

1

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

Aula 02 Olá, pessoal! Vamos à nossa segunda aula!

Aula

Conteúdo Programático

Data

02

3 Ética e democracia: exercício da cidadania.

11/09

Sumário 1. Ética e Democracia ..................................................................................................................................... 3 2. Lista de Questões ............................................................................................................................. 21 3. Gabarito ................................................................................................................................................... 29



www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

2

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

1. Ética e Democracia

As instituições sociais e políticas têm uma história. É impossível não se reconhecer o seu desenvolvimento e o seu progresso em muitos aspectos, pelo menos, do ponto de vista formal. A escravidão era legal no Brasil até 129 anos atrás. As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar apenas há 84 anos e os analfabetos apenas há 29 anos. Chamamos isso de ampliação da cidadania.

Há direitos formais (civis, políticos e sociais) que nem sempre se realizam como direitos reais. A cidadania nem sempre é uma realidade efetiva, nem para todos. A efetivação da cidadania e a consciência coletiva dessa condição são indicadores do desenvolvimento moral e ético de uma sociedade. Para a ética não basta que exista um elenco de princípios fundamentais e direitos definidos nas Constituições. O desafio ético para uma nação é o de universalizar os direitos reais, permitindo a todos a cidadania plena, cotidiana e ativa Ninguém é obrigado a conhecer todos os seus direitos, todas as leis, para ter direito à cidadania. O servidor público promove a cidadania ao desempenhar suas atividades com esmero, com duidado e perfeição. A constituição de um país é o catálogo de direitos fundamentais, e deve aproximar o direito da ética numa visão neoconstitucionalista, primanddo pela dignidade da pessoa humana pela máxima efetividade da cidadania. A cidadania e a ética no exercício da cidadania, como gozo de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos: o exercício da cidadania deve materializar-se na escolha da melhor conduta tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem. O conflito é considerado algo intrínseco ao ambiente democrático. A democracia remonta a Grécia antinga, onde haviam debates nas praças públicas sobre os www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

3

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

temas da cidade. As divergências de opiniões eram naturais e a retórica era considerada um instrumento importante para o convencimento. As idéias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito além de sua regulamentação jurídica formal. Significam que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia: a criação de direitos. E por isso mesmo, como criação de direitos, está necessariamente aberta aos conflitos e às disputas. Em outras palavras, a democracia é única forma política na qual o conflito é considerado legítimo. Thomas Humprey Marshall, sociólogo britânico, analisou o desenvolvimento da cidadania como desenvolvimento dos direitos civis, seguidos dos direitos políticos e dos direitos sociais, nos séculos XVIII, XIX e XX, respectivamente. Introduziu o conceito de direitos sociais, sustentando que a cidadania só é plena se é dotada de todos os três tipos de direitos, civis, políticos e sociais. A palavra cidadania tem origem no latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “cidade”. Originalmente, o termo “cidadania” foi utilizado na Roma Antiga para designar a situação política de uma pessoa e os direitos que possuía ou que podia exercer. O termo politikos, por sua vez, se originou a partir da palavra polites, que quer dizer “cidadão”, que se originou de polis, traduzido por “cidade”. Nesse aspecto, a cidadania, conforme diz Dalmo Dalari: “(…) expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa uma possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. O termo latino civitas, por sua vez, teria evoluído a partir da palavra civis, nome dado para todos os homens que moravam nas cidades.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

4

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

A partir desta mesma raiz etimológica, surgiram várias outras palavras comuns na língua portuguesa contemporânea, como: civil, civilização, civismo e etc.

QUESTÃO 1. (CESPE/2013/ DEPEN/ TÉCNICO DE APOIO) No que se refere à ética e ao exercício da cidadania, julgue os próximos itens. Configura um dos elementos indispensáveis para o exercício da cidadania o efetivo conhecimento a respeito dos direitos

Nada disso, pessoal! O exercício da cidadania não necessita que o indivíduo conheça todos os seus direitos. Basta lembramos de indivíduos hipossuficientes, ou seja, que precisam de tutela do estado. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

5

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 2. (CESPE/2014/ ICMBIO/ NÍVEL MÉDIO) Julgue os itens a seguir, que versam sobre ética e cidadania. O servidor que realiza suas atividades com esmero e em prol dos cidadãos contribui para a promoção da cidadania

Perfeito, pessoal! Questão tranquila! A boa conduta ética do servidor deve conduzílo a realizar suas atividades com esmero, com cuidado, com perfeição, sabendo que o destinatário de suas ações são os cidadãos! Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 3. (CESPE/2015/TCE-RN/CONHECIMENTOS BÁSICOS ) A efetivação da cidadania e a consciência coletiva da cidadania são indicadores do desenvolvimento moral e ético de uma sociedade.

Perfeito, pessoal! A ampliação da cidadania pode ser medida pela consciência coletiva dos membros de uma sociedade acerca de seus direitos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

6

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 4. ( CESPE/2013/DEPEN/TÉCNICO DE APOIO) A atitude de ceder um assento a um idoso em um transporte coletivo constitui um exemplo de comportamento relacionado à cidadania, cuja concepção comporta não apenas a titularidade de direitos pelo indivíduo, mas também a transformação de valores e princípios em atitudes que atendam aos interesses coletivos.

Perfeito, pessoal! Exerce-se a cidadania de forma ética ao encarar que o outro ao redor é possuidor de direitos, mas acima revela a disseminação de princípios éticos coletivos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 5. (CESPE/2013/ANTT/ TODOS OS CARGOS) Com relação à ética no serviço público, julgue o item que se segue. O exercício do cargo com zelo e dedicação, além de dever do servidor, representa um ato de cidadania, na medida em que integra a vida particular do indivíduo e interfere no seu relacionamento com a sociedade.

Perfeito, minha gente! A realização das atividades pelo servidor com dedicação revela a introjeção de valores de cidadania em seu cotidiano e é percebido pela sociedade. Portanto, a afirmativa está CERTA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

7

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 6. (CESPE/2014/ICMBIO/NÍVEL MÉDIO) Vive orientada pela ética a pessoa que pauta sua vida na busca de auxiliar as pessoas que a cercam de modo que tanto ela quanto essas pessoas vivam da melhor maneira possível.

Exatamente, minha gente! Buscar ajudar as pessoas através de suas práticas cotidianas revela um atitude ética. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 7. (CESPE/2014/ ICMBIO/ NÍVEL SUPERIOR ) Exerce seu dever de cidadania, em conformidade com os padrões éticos aceitos, o servidor público que não se deixa corromper e denuncia todos os atos de corrupção de que toma conhecimento.

Perfeito, minha gente! Este não só é um dever ético como também um dever funcional. Portanto, a afirmativa está CERTA

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

8

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 8 (CESPE/FUNPRESP-JUD/2014/ CONHECIMENTOS BÁSICOS ) A constituição de um país deve se guiar pela ética a fim de viabilizar, na sociedade, a implementação plena dos serviços públicos e possibilitar a efetivação dos direitos da pessoa humana e do exercício da cidadania.

Perfeito, meu povo! A fim de promover a cidadania, a constituição e as leis de um país devem ter diretrizes éticas. Portanto, a afirmativa está CERTA

QUESTÃO 9 (CESPE/2015/MPU/ANALISTA DO MPU - CONHECIMENTOS BÁSICOS ) O exercício da cidadania sofre influência das questões éticas e morais que moldam o comportamento individual do cidadão. Isso porque o conjunto das condutas individuais compõe o comportamento de determinado grupo social, do qual são extraídas as demandas que subsidiam a adoção de políticas públicas e a concretização de direitos sociais.

Perfeito, meu povo! As questões éticas em uma sociedade vão moldar as condutas aceitáveis pela coletividade. Isto também vai afetar a pressão coletiva pelas demandas em termos de políticas públicas. Portanto, a afirmativa está CERTA

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

9

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 10. ( CESPE/2014/CADE/ NÍVEL SUPERIOR) O servidor público, no uso de suas atribuições, deve ser um vetor da promoção da cidadania, executando com esmero as atividades que lhes são atribuídas, contribuindo, assim, para um serviço público efetivo a favor dos cidadãos

Perfeito, pessoal! A realização das atividades por parte do servidor com esmero contribui para a promoção da cidadania. Portanto, a afirmativa está CERTA

QUESTÃO

11.

(CESPE/2014/TC-DF/TÉCNICO

DE

ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA) Evitar a corrupção e denunciá-la sempre que dela tiver conhecimento é dever do cidadão, visto que cidadania implica não apenas o gozo de direitos, mas também o cumprimento de obrigações amparadas nas normativas legais e morais da sociedade.

Perfeito, galera! É um dever ético associado ao exercício da cidadania denunciar atos de corrupção!. Portanto, a afirmativa está CERTA.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

10

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 12. (CESPE/2014/ANTAQ/CONHECIMENTOS BÁSICOS) Em uma sociedade democrática, permite-se a criação de novos direitos e considerase legítimo o conflito.

Perfeito, pessoal! A democracia consistem no princípio ético de admitir-se o conflito como algo legítimo! Portanto, a afirmativa está CERTA.

QUESTÃO 13. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Exercer os direitos de cidadão, na verdade, está vinculado a exercer também os deveres de cidadão.

Perfeito, pessoal! O exercício ético da cidadania compreende entender os direitos e e os deveres desta condição. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 14. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) A questão da democracia exclui projetos que se realizam nas relações da sociabilidade humana. www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

11

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

Nada disso, pessoal! O exercício da democracia inclui ações e projetos da sociabilidade humana. É na vida social que se materializa o exercício da cidadania e democracia. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 15. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Direitos e deveres não andam juntos no que tange ao exercício da cidadania.

Negativo, pessoal! Direitos e deveres são irmãos que andam juntos no exercício da cidadania. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 16. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Temos somente que exercer nossos direitos garantidos constitucionalmente.

Negativo, pessoal! Direitos podem ser conquistados e ampliados frente ao debate em sociedade. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

12

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 17. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Há democracia apenas quando exercemos nossos deveres constitucionais.

Nada disso, minha gente! A democracia implica em direitos e deveres. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 18. (IBFC/2016/SES-PR/ADMINISTRADOR) Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal

Perfeito, pessoal! A democracia implica em direitos e deveres. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO

19.

(CEPERJ/2011/

SEFAZ-RJ/OFICIAL

DE

FAZENDA-

ADAPTADA) Para que haja cidadania, é necessário, segundo Marshall, que o indivíduo tenha garantidos os direitos humanos e políticos www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

13

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

Nada disso, pessoal! A cidadania segundo Marshall implica no exercício dos direitos políticos, civis e sociais. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO

20

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Ser cidadão é fazer valer seus direitos e cumprir seus deveres.

Perfeito, pessoal! O exercício ético da cidadania compreende direitos e deveres. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO

21

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Cidadão se origina no latim e deriva da palavra civitas e tem relação com a palavra grega politikos que significa aquele que habita na cidade.

Perfeito, pessoal! A origem da palavra cidadão está no latim civitas e relaciona-se de fato com a palavra grega politikos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

14

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO

22

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

Perfeito, pessoal! Como mencionou Dalmo Dallari, a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa uma possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 23. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

15

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Fiscaliza o Poder Executivo diretamente ou por intermédio dos seus representantes na Câmara, Assembleia ou Congresso.

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania pressupõe a fiscalização atenta pelos cidadãos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 24. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT.

Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Nega o voto aos políticos ineficientes ou corruptos, nas eleições.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

16

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania implica em avaliar democraticamente os representantes eleitos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 25. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT. Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Mantém-se sempre vigilante.

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania pressupõe a fiscalização atenta e vigilante pelos cidadãos. Portanto, a afirmativa está CERTA!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

17

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 26. (EJEF/2005/TJ-MG/TÉCNICO JUDICIÁRIO- ADAPTADA) Pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.

Exatamente, pessoal! O exercício da cidadania implica no exercício pleno da democracia. Portanto, a afirmativa está CERTA

QUESTÃO

27.(VUNESP/2013/PC-SP/AUXILIAR

DE

PAPILOSCOPISTA

POLICIAL- ADAPTADA) A cidadania tem relação direta com a participação no processo de tomada de decisões políticas. A democracia consubstancia-se na ideia de que toda decisão do do Estado emana do povo.

Atenção, pessoal! O exercício da cidadania implica na participação nas decisões políticas. No entanto a ideia de democracia é de que todo poder emana do povo e não as decisões do Estado. Portanto, a afirmativa está ERRADA.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

18

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO

28.

(OBJETIVA/2015/PREFEITURA

DE

TRAMANDAÍ



RS/

AUXILIAR LEGISLATIVO- ADAPTADA) Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania envolve os direitos civis, políticos e sociais. Também implica a ideia de deveres. Portanto, a afirmativa está CERTA

QUESTÃO

29.

(OBJETIVA/2015/PREFEITURA

DE

TRAMANDAÍ



RS/

AUXILIAR LEGISLATIVO- ADAPTADA) Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania implica a ideia de democracia plena. Portanto, a afirmativa está CERTA

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

19

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 30. (CESPE/2016/PREFEITURA DE SÃO PAULO – SP/ASSISTENTE DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I- ADAPTADA) A cidadania pode ser definida como instrumento de dignificação da vida humana, pela observância de direitos e deveres.

Perfeito, pessoal! O exercício da cidadania implica na ideia de direitos e deveres. Portanto, a afirmativa está CERTA

Bem, pessoal, fecho por aqui esta aula! Lembrem-se: foco e persistência! Até a próxima aula!

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

20

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

2. Lista de Questões

QUESTÃO 1. (CESPE/2013/ DEPEN/ TÉCNICO DE APOIO) No que se refere à ética e ao exercício da cidadania, julgue os próximos itens. Configura um dos elementos indispensáveis para o exercício da cidadania o efetivo conhecimento a respeito dos direitos

QUESTÃO 2. (CESPE/2014/ ICMBIO/ NÍVEL MÉDIO) Julgue os itens a seguir, que versam sobre ética e cidadania. O servidor que realiza suas atividades com esmero e em prol dos cidadãos contribui para a promoção da cidadania

QUESTÃO 3. (CESPE/2015/TCE-RN/CONHECIMENTOS BÁSICOS ) A efetivação da cidadania e a consciência coletiva da cidadania são indicadores do desenvolvimento moral e ético de uma sociedade.

QUESTÃO 4. ( CESPE/2013/DEPEN/TÉCNICO DE APOIO) A atitude de ceder um assento a um idoso em um transporte coletivo constitui um exemplo de comportamento relacionado à cidadania, cuja concepção comporta não apenas a titularidade de direitos pelo indivíduo, mas também a transformação de valores e princípios em atitudes que atendam aos interesses coletivos.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

21

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 5. (CESPE/2013/ANTT/ TODOS OS CARGOS) Com relação à ética no serviço público, julgue o item que se segue. O exercício do cargo com zelo e dedicação, além de dever do servidor, representa um ato de cidadania, na medida em que integra a vida particular do indivíduo e interfere no seu relacionamento com a sociedade.

QUESTÃO 6. (CESPE/2014/ICMBIO/NÍVEL MÉDIO) Vive orientada pela ética a pessoa que pauta sua vida na busca de auxiliar as pessoas que a cercam de modo que tanto ela quanto essas pessoas vivam da melhor maneira possível.

QUESTÃO 7. (CESPE/2014/ ICMBIO/ NÍVEL SUPERIOR ) Exerce seu dever de cidadania, em conformidade com os padrões éticos aceitos, o servidor público que não se deixa corromper e denuncia todos os atos de corrupção de que toma conhecimento.

QUESTÃO 8 (CESPE/FUNPRESP-JUD/2014/ CONHECIMENTOS BÁSICOS ) A constituição de um país deve se guiar pela ética a fim de viabilizar, na sociedade, a implementação plena dos serviços públicos e possibilitar a efetivação dos direitos da pessoa humana e do exercício da cidadania.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

22

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 9 (CESPE/2015/MPU/ANALISTA DO MPU - CONHECIMENTOS BÁSICOS ) O exercício da cidadania sofre influência das questões éticas e morais que moldam o comportamento individual do cidadão. Isso porque o conjunto das condutas individuais compõe o comportamento de determinado grupo social, do qual são extraídas as demandas que subsidiam a adoção de políticas públicas e a concretização de direitos sociais.

QUESTÃO 10. ( CESPE/2014/CADE/ NÍVEL SUPERIOR) O servidor público, no uso de suas atribuições, deve ser um vetor da promoção da cidadania, executando com esmero as atividades que lhes são atribuídas, contribuindo, assim, para um serviço público efetivo a favor dos cidadãos

QUESTÃO

11.

(CESPE/2014/TC-DF/TÉCNICO

DE

ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA) Evitar a corrupção e denunciá-la sempre que dela tiver conhecimento é dever do cidadão, visto que cidadania implica não apenas o gozo de direitos, mas também o cumprimento de obrigações amparadas nas normativas legais e morais da sociedade.

QUESTÃO 12. (CESPE/2014/ANTAQ/CONHECIMENTOS BÁSICOS) Em uma sociedade democrática, permite-se a criação de novos direitos e considerase legítimo o conflito.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

23

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 13. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Exercer os direitos de cidadão, na verdade, está vinculado a exercer também os deveres de cidadão.

QUESTÃO 14. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) A questão da democracia exclui projetos que se realizam nas relações da sociabilidade humana.

QUESTÃO 15. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Direitos e deveres não andam juntos no que tange ao exercício da cidadania.

QUESTÃO 16. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Temos somente que exercer nossos direitos garantidos constitucionalmente.

QUESTÃO 17. (SEGPLAN-GO/2015/SEAP-GO/VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO- ADAPTADA) Há democracia apenas quando exercemos nossos deveres constitucionais.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

24

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 18. (IBFC/2016/SES-PR/ADMINISTRADOR) Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal

QUESTÃO

19.

(CEPERJ/2011/

SEFAZ-RJ/OFICIAL

DE

FAZENDA-

ADAPTADA) Para que haja cidadania, é necessário, segundo Marshall, que o indivíduo tenha garantidos os direitos humanos e políticos

QUESTÃO

20

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Ser cidadão é fazer valer seus direitos e cumprir seus deveres.

QUESTÃO

21

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Cidadão se origina no latim e deriva da palavra civitas e tem relação com a palavra grega politikos que significa aquele que habita na cidade.

QUESTÃO

22

(IBFC/2017/EBSERH/ANALISTA

ADMINISTRATIVO



ADMINISTRAÇÃO- ADAPTADA) Cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

25

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO 23. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT.

Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Fiscaliza o Poder Executivo diretamente ou por intermédio dos seus representantes na Câmara, Assembleia ou Congresso.

QUESTÃO 24. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

26

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT.

Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Nega o voto aos políticos ineficientes ou corruptos, nas eleições.

QUESTÃO 25. (OBJETIVA/2016/PREFEITURA DE TERRA DE AREIA – RS/ AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR- ADAPTADA) O primeiro dever do cidadão responsável é colaborar financeiramente no custeio das despesas comuns, como por exemplo: pagar o Imposto Territorial Urbano, Seguridade Social e todos os tributos embutidos em serviços e alimentos. Pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra. Infelizmente, nem sempre os governantes se comportam de modo isento na hora de estabelecer a carga tributária ou o emprego dos recursos arrecadados. Alguns tributos, criados com determinado fim, mudam de destinação ao longo dos anos; outros, temporários na sua implantação, eternizam-se inexplicavelmente; certos impostos incidem sobre outros, punindo desnecessariamente a população. ROCHA, K. J. A Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT. Considerando-se o trecho acima, um cidadão responsável: Mantém-se sempre vigilante.

QUESTÃO 26. (EJEF/2005/TJ-MG/TÉCNICO JUDICIÁRIO- ADAPTADA) Pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

27

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO

27.(VUNESP/2013/PC-SP/AUXILIAR

DE

PAPILOSCOPISTA

POLICIAL- ADAPTADA) A cidadania tem relação direta com a participação no processo de tomada de decisões políticas. A democracia consubstancia-se na ideia de que toda decisão do do Estado emana do povo.

QUESTÃO

28.

(OBJETIVA/2015/PREFEITURA

DE

TRAMANDAÍ



RS/

AUXILIAR LEGISLATIVO- ADAPTADA) Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.

QUESTÃO

29.

(OBJETIVA/2015/PREFEITURA

DE

TRAMANDAÍ



RS/

AUXILIAR LEGISLATIVO- ADAPTADA) Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia

QUESTÃO 30. (CESPE/2016/PREFEITURA DE SÃO PAULO – SP/ASSISTENTE DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I- ADAPTADA) A cidadania pode ser definida como instrumento de dignificação da vida humana, pela observância de direitos e deveres.

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

28

ÉTICA NO SETOR PÚBLICO – TRF-1 Aula 02 Prof. Marcelo Camacho

3. Gabarito

1

2

3

4

5

ERRADO

CERTO

CERTO

CERTO

CERTO

6

7

8

9

10

CERTO

CERTO

CERTO

CERTO

CERTO

11

12

13

14

15

CERTO

CERTO

CERTO

ERRADO

ERRADO

16

17

18

19

20

ERRADO

ERRADO

CERTO

ERRADO

CERTO

21

22

23

24

25

CERTO

CERTO

CERTO

CERTO

CERTO

26

27

28

29

30

CERTO

ERRADO

CERTO

CERTO

www.pontodosconcursos.com.br | Professor Marcelo Camacho

29
p02 ÉTICA, DEMOCRACIA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Related documents

29 Pages • 4,477 Words • PDF • 678.7 KB

9 Pages • 2,659 Words • PDF • 384.1 KB

5 Pages • 849 Words • PDF • 186 KB

472 Pages • 382,371 Words • PDF • 16 MB

3 Pages • 1,426 Words • PDF • 168.3 KB

9 Pages • 4,046 Words • PDF • 1.8 MB

57 Pages • 22,720 Words • PDF • 215.2 KB

184 Pages • 113,940 Words • PDF • 3.6 MB

226 Pages • 83,228 Words • PDF • 577.1 KB