GABARITO AULA 2 - O CONHECIMENTO

5 Pages • 1,679 Words • PDF • 104.3 KB
Uploaded at 2021-09-24 11:35

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

GABARITO DO ROTEIRO DE ATIVIDADES-MATRIZ DISCIPLINAR Data da aula: Curso:

31/10/2011

SERVIÇO SOCIAL

Semestre: Disciplina:

Período Letivo:

2011/2

2º Filosofia aplicada ao Serviço Social

Professor EAD:

Ma. Mariciane Mores Nunes

Tema da aula: 2 - O conhecimento Conteúdo abordado: Este tema levará à reflexão sobre uma questão principal: o que é o conhecimento? O ser humano vive, desde os seus primórdios, em busca de questionamentos que envolvem a compreensão de si e do mundo à sua volta. Isso levou muitos pensadores a se questionarem sobre a capacidade de entender dos indivíduos - é o que dentro da Filosofia chama-se Teoria do Conhecimento. A Teoria do Conhecimento somente foi assim denominada e tratada como uma das disciplinas centrais da Filosofia a partir da Idade Moderna. Cada Teoria do Conhecimento constitui uma reflexão filosófica para compreender as origens, possibilidades, fundamentos, extensão e valor do conhecimento. E existem inúmeras vertentes filosóficas que procuram entender tais questões. Ao refletir sobre o conceito de ser humano, a questão do conhecimento, isto é, da forma com que o ser humano interage com o mundo, torna-se fundamental. Como ser racional, o homem possui a capacidade de conhecer e formar conceitos sobre as coisas. Com base nesse pressuposto, surgem as principais questões da Teoria do Conhecimento: O que é o conhecimento? Quais as possibilidades do conhecimento humano? Como se dá o processo do conhecimento? Portanto, por meio deste tema, será possível pensar a capacidade humana de relacionar-se com o universo, por meio do conhecimento. O livro-texto, PLT, no capítulo 4, respaldará a resolução das atividades propostas. Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: Oferecer ao aluno as noções básicas para entender os chamados problemas filosóficos , entre eles o conhecimento, que desde a antiguidade grega consiste em um assunto de grande interesse para a Filosofia; Compreensão dos principais questionamentos que envolvem a Teoria do Conhecimento e suas vertentes filosóficas. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: Atividade 1 Uma das dimensões humanas refletidas ao longo da História da Filosofia é a capacidade de conhecer, pensar sobre o mundo, conferir-lhe significado e formular conceitos acerca da realidade. Coloca-se, então, a necessidade de uma Teoria do Conhecimento. A partir desse pressuposto, propomos a atividade abaixo: A turma deverá ser dividida em grupos, que deverão atender às seguintes solicitações: Rememorar o que foi tratado durante a teleaula, por meio do Caderno de Atividades e da leitura do PLT; Refletir, discutir e responder a questão proposta no Ponto de Partida do caderno de atividades, p. 137. Questão: De acordo com John Locke, ao nascermos, a mente humana é como um papel em branco, desprovida de ideias. Comente o que esta frase quer dizer, no contexto da Teoria do Conhecimento, e identifique a corrente filosófica a que pertence. John Locke é um representante da corrente empirista. No contexto da Teoria do Conhecimento, o Empirismo defende que todas as nossas ideias são provenientes da experiência, pois esta supre nosso conhecimento por meio da sensação e da reflexão. A sensação leva para a mente as percepções das coisas exteriores e a reflexão consiste nas operações internas de nossa própria mente. OBS.: os grupos deverão registrar os resultados das reflexões durante a realização da tarefa. No momento da reflexão e do exercício, cabe ao tutor presencial orientar e acompanhar os grupos, de forma a sanar possíveis dúvidas e perceber o processo de desenvolvimento das questões. Atividade 2 Após a realização do trabalho nos grupos, deverá ser promovida uma plenária, de forma que os acadêmicos partilhem as ideias desenvolvidas. Este momento será desenvolvido com base nos seguintes passos: Cada grupo deverá expor suas reflexões sobre as questões propostas na atividade 1; Com a orientação do tutor presencial, será elaborada uma síntese, contemplando as ideias desenvolvidas e expostas pelos grupos, acerca das questões discutidas. Atividades a distância O aprendizado acontece numa interação entre aquele que ensina, o tema que é estudado e aquele que reflete acerca do assunto. Portanto, o processo de ensino e aprendizagem, envolve todos os sujeitos no âmbito da educação. Por isso, siga as orientações dos exercícios 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 do Caderno de Atividades, p. 137 a 139, correspondentes ao tema 2, que tratarão sobre o conceito de conhecimento e suas possibilidades. 2) Qual é a diferença entre idealismo e realismo? Tanto o Idealismo quanto o Realismo são correntes filosóficas da Teoria do Conhecimento. Para o Realismo, as percepções que temos dos objetos são reais, pois correspondem de fato à realidade. Já no Idealismo, é o sujeito que predomina em relação ao objeto, isto é, a percepção da realidade é construída pelas nossas ideias (nossa consciência).

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

3) Explique a diferença entre ceticismo e dogmatismo. São duas correntes que avaliam a capacidade de conhecer a verdade. O Ceticismo diagnostica a incapacidade de conhecermos a verdade e o Dogmatismo defende de forma enfática a capacidade do conhecimento humano. 4) Como o criticismo foi criado? O Criticismo foi criado para superar o impasse criado pelo Ceticismo e pelo Dogmatismo. Trata-se de uma posição crítica diante da possibilidade de conhecer, desenvolvida por Kant no século XVIII. Ele admite a possibilidade de conhecimento, porém, dentro de condições específicas. 5) O apriorismo kantiano busca um meio-termo entre o empirismo e o racionalismo. Explique esta afirmação. Kant afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que ela sozinha não dá conta do conhecimento. Por isso, ele concluiu que existem no homem estruturas mentais que possibilitam a experiência e determinam o conhecimento. 6) (Seduc-MT- Unemat-2010) A Filosofia oferece resposta à seguinte questão: a razão é algo próprio do ser humano ou adquirida pela experiência? Uma das possíveis respostas é a de que o homem, ao nascer, traz, em sua inteligência, não só os princípios racionais, mas também algumas ideias verdadeiras. A resposta acima corresponde a qual perspectiva filosófica? a) Inatismo. b) Fenomenologia. c) Existencialismo. d) Empirismo. e) Estruturalismo. Resposta: (A). 7) (Seduc-MT-Unemat-2010) A razão humana não é somente razão teórica, ou seja, capaz de conhecer, mas também razão prática, capaz de determinar a vontade e a ação moral. Trata-se, portanto, de mostrar que a razão é suficiente por si só (sem o auxílio de impulsos sensíveis) para mover a vontade, porque apenas neste caso podem existir princípios morais válidos sem exceção para todos os homens, ou seja, leis morais universais . (In: REALE, Giovani. História da Filosofia: De Spinosa a Kant, v. 4. São Paulo: Paulus, 2003, p. 376). Essas afirmações correspondem às reflexões filosóficas de qual pensador? a) Jean-Jacques Rousseau. b) David Hume. c) Benedito Spinosa. d) Thomas Hobbes. e) Immanuel Kant. Resposta: (E). 8) (Escola Bosque - Universidade da Amazônia- 2008). Dentre as correntes da filosofia moderna, destaca-se, na França, o Racionalismo, de René Descartes, que se apresentou como uma resposta ao problema gnosiológico do século XVII. Analise as afirmativas e indique qual a fonte verdadeira e determinante do conhecimento humano. 1. Descartes afirmava que tudo que conhecemos, que todas as ideias que temos, são adquiridas, derivam da experiência. 2. O Racionalismo de Descartes acreditava na possibilidade de se conhecer e de se chegar à verdade somente pela recuperação da razão. 3. Descartes chega à crença na razão através de um processo em que, usando a dúvida como procedimento metódico, a estende a tudo o que o cerca.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

4. O conhecimento tinha, para Descartes, limites que eram dados pelos sentidos que apreendem seus objetos (mundo exterior ou operações da mente) e pode-se dizer que era limitado, também, pelo objeto, já que toda e qualquer ideia dele depende. São corretas as afirmativas: a) 1, 2, 3 e 4. b) 2 e 4, somente. c) 1 e 3, somente. d) 2 e 3, somente. Resposta: (D). 9) (Fundação Educacional Araçatuba-FEA-SP-2008). Teoria epistemológica que afirma a radical derivação, direta ou indireta, de todo conhecimento da experiência sensível, seja ela interna ou externa: a) Racionalismo. b) Iluminismo. c) Postulado. d) Empirismo. Resposta: (D). 10) (Fundação Educacional Araçatuba-FEA-SP-2008). São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento: a) Física e Metafísica. b) Ação e Reação. c) Racionalismo e Empirismo. d) Crítica e Autocrítica. Resposta: (C). Procure realizar com entusiasmo cada atividade, pois são essenciais para sua vida acadêmica e, principalmente, para seu futuro profissional. Atividades avaliativas: A atividade avaliativa é uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de pensar o tema O conhecimento , propomos a realização da atividade 1 do Caderno de Atividades, p. 137, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema. Questão 1: Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da Filosofia. Explique por quê. Para a realização dessas atividades, você deverá dar atenção à leitura dos textos do PLT propostos, especialmente o capítulo 4, que trata sobre o tema da teleaula. ATENÇÃO: A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do tema. Por isso, você deverá desenvolver as atividades propostas a fim de concluir o trabalho no tempo previsto. Bibliografia Básica: COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: História e grandes temas. São Paulo: Saraiva. 7ª tiragem, 2005. ARANHA, M.L. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2008. ROCHA, Dorothy. Filosofia da Educação: diferentes abordagens. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

Bibliografia Complementar: Aspectos do Ensino na Filosofia da Educação de Tomás de Aquino - A Memória e o Concreto. Disponível em: Acesso em: 04/07/11. MACHADO, E. M. Questão social: objeto do serviço social? Disponível em: Acesso em: 04/07/11. COGNITIO-ESTUDOS: Revista eletrônica de Filosofia. ISSN 1809-8428. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: Acesso em: 04/07/11. Cronograma de aulas: Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), no início do semestre, com indicação das datas e disciplinas de forma coerente com o Caderno de Atividades.
GABARITO AULA 2 - O CONHECIMENTO

Related documents

5 Pages • 1,679 Words • PDF • 104.3 KB

35 Pages • 2,033 Words • PDF • 746.7 KB

1 Pages • 215 Words • PDF • 65.2 KB

3 Pages • 322 Words • PDF • 489.6 KB

25 Pages • 637 Words • PDF • 810.6 KB

40 Pages • 399 Words • PDF • 592.5 KB

2 Pages • 635 Words • PDF • 235 KB

24 Pages • 1,884 Words • PDF • 171.5 KB

38 Pages • 1,237 Words • PDF • 1.3 MB

31 Pages • 591 Words • PDF • 1.4 MB

4 Pages • 1,622 Words • PDF • 461.6 KB

7 Pages • 511 Words • PDF • 4.3 MB