LISTÃO 7 2018 MICOLOGIA

13 Pages • 4,513 Words • PDF • 824.1 KB
Uploaded at 2021-09-24 11:01

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


LISTÃO MICOLOGIA 1-No Exame Micológico Direto para investigar Cryptococcus spp. e diferenciar entre as espécies C. gattii e C. neoformans, utilizam-se, respectivamente: A) tinta nanquim (tinta da China) e o meio de cultura Agar Czapeck. B) tinta nanquim (tinta da China) e o meio de cultura Agar Canavanina-glicina-azul de bromotimol (CGB). C) tinta nanquim (tinta da China) e o meio de cultura cromogênico. D) KOH 10-40% e o meio de cultura Agar Leite-Dextrose-Púrpura de Bromocresol (BCP). E) KCl 40% e o meio Caldo Triptona Soja (TSB). 2- Em relação à cultura e à identificação micromorfológica e bioquímica de leveduras, marque V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) e, após, assinale a alternativa que informa a sequência correta. ( ) Após cultura inicial em placa de Petri contendo Agar Sabouraud, não há necessidade de realizar microscopia das colônias (coloração de GRAM, por exemplo) para confirmação das leveduras, pois esse Agar é seletivo para leveduras. ( ) Após a confirmação do crescimento de leveduras em cultura em Agar Sabouraud, deve-se fazer repique de um pool das colônias, em meio CHROMagar Candida®, para evidenciação de possível infecção mista por leveduras. ( ) A identificação micromorfológica é realizada através da fermentação e da assimilação de carboidratos. ( ) A identificação micromorfológica e a identificação bioquímica são realizadas através do teste do tubo germinativo e microcultivo, em lâmina em Agar fubá-tween 80, e fermentação e assimilação de carboidratos, respectivamente. ( ) A cultura e a posterior identificação completa de leveduras devem ser realizadas semeando a amostra clínica em meio cromogênico CHROMagar Candida®, já que esse meio faz a diferenciação de algumas espécies. ( ) A cultura inicial para leveduras deve ser realizada semeando a amostra clínica em meio Agar Sabouraud com cloranfenicol e cicloheximida (Mycosel®) a 25°C, porque esse meio possui inibidores para alguns tipos de bactérias e de fungos do meio ambiente. ( ) Caso o laboratório não disponha de soro humano ou soro de outros animais para realização do teste do tubo germinativo, ele pode ser realizado em meio Triptona Soja Broth (TSB) ou meio de infusão de cérebro-coração (BHI), pois esses meios são ricos em nutrientes, favorecendo a formação do tubo germinativo. A) F, F, F, V, F, F, V B) F, V, V, V, F, V, F C) F, V, F, V, F, F, F D) V, V, F, F, V, F, F E) F, V, F, V, F, V, F

3- Paciente do sexo masculino, 15 anos, apresentando lesão em pescoço e costas, de aspecto plano, descamativa, tonalidade mais clara do que a própria pele e sem prurido. Relata ter adquirido essa micose após ter frequentado praia e piscina nas férias. A suspeita de diagnóstico é de Pitiríase versicolor (Malassezia spp.). Em relação à cultura, assinale a alternativa correta. A) O material deve ser semeado em meio contendo inibidores como Agar Sabouraud com cloranfenicol e cicloheximida (Mycosel®), pois o material é contaminado. B) O material deve ser semeado em Agar chocolate, porque a Malassezia é uma levedura. C) O material deve ser semeado em meio de Dixon ou Agar Sabouraud acrescido de óleo de oliva. D) O material deve ser semeado em meios de Mycosel® e Sabouraud, pois são meios de cultura usados como padrão ouro em Micologia Médica. E) Não há necessidade de se fazer cultura para Malassezia, pois o Exame Micológico Direto é suficiente para determinar as diferenças entre 4- Leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta. I. Micose é o termo dado às doenças ocasionadas por fungos, tanto na forma filamentosa quanto leveduriforme. II. Micose é o termo dado às doenças ocasionadas por fungos filamentosos, fungos leveduriformes, bactérias filamentosas e micoplasma. III. Os fungos termodimórficos podem se apresentar nas formas filamentosa e leveduriforme, dependendo da temperatura a que são incubados. IV. A coleta ideal para cultura para fungos de uma lesão de pele com bordos delimitados deve ser realizada através da raspagem do centro da lesão cutânea ativa. V. Os fungos são seres eucariotos e heterotróficos. Na arquitetura das células fúngicas, frequentemente são encontradas estruturas como parede celular, citoplasma e núcleo. A) I e IV estão corretas. B) II e III estão incorretas. C) I e V estão incorretas. D) II e IV estão incorretas. E) Todas as afirmações estão corretas. 5- Assinale a alternativa incorreta. A) A coleta de escarro para exame micológico direto e cultura para fungos deve ser realizada após rigoroso saneamento bucal e acondicionada em frasco estéril de boca larga. B) A coleta de escarro para exame micológico direto e cultura para fungos deve ser realizada após um simples bochecho com água e acondicionada em frasco de boca larga. C) O escarro deve apresentar consistência mucoide, com pouco material aquoso, descartando-se, assim, contaminação macroscópica do material com saliva. D) O tempo de demora para o processamento do escarro não deve ser superior a 2 horas. E) Amostras contendo excesso de saliva e pouco muco devem ser rejeitadas.

6- Para um material proveniente de raspagem em extensa lesão de unha infectada, cuja principal suspeita clínica é que trata-se de uma micose, deverá ser indicada a semeadura nos seguintes meios de cultura: A) Sabouraud acrescido de cloranfenicol e cicloeximida (Mycosel®) e Caldo Triptona Soja (TSB). B) Sabouraud e Cisteína Lactose Eletrólitos Deficientes (CLED). C) Agar dicloran base com rosa bengala (DRBC) e Sabouraud. D) Sabouraud e Sabouraud acrescido de cloranfenicol e cicloeximida (Mycosel®). E) Sabouraud e Agar Canavanina-glicina-azul de bromotimol (CGB). 7- Assinale a alternativa incorreta. A) O Lactofenol azul de algodão é um corante utilizado na identificação dos fungos filamentosos. B) O reagente KOH na concentração de 10-40% proporciona a clarificação do material biológico, facilitando, assim, a visualização das estruturas fúngicas. C) Para a visualização de estruturas fúngicas no material biológico, é utilizado o reagente KCl na concentração de 40%. D) A tinta nanquim (tinta da china) é utilizada na preparação de lâminas para todas as amostras com suspeita clínica de criptococose. E) A coloração de Giemsa pode ser utilizada para verificação de Histoplasma capsulatum em esfregaços. 8- Para a evidenciação de estruturas fúngicas, no exame micológico direto dos materiais biológicos mencionados, assinale a alternativa correta. A) Para escamas de pele, pelos e unhas, utiliza-se KCl na concentração de 10-40%. B) Para pesquisa de Cryptococcus spp., utiliza-se Azul de Bromotimol. C) Para pesquisa de Paracoccidioides spp. em escarro, aspirado brônquico e biópsia, utiliza-se KOH na concentração de 2%. D) Para as amostras de pus e de líquidos, utiliza-se bromotimol azul de algodão. E) Todas as alternativas estão incorretas. 9- Com relação ao processamento da amostra e das técnicas de semeadura, considere as seguintes afirmativas. I. A semeadura de raspado de couro cabeludo ou de cabelos para cultura de fungos é realizada através da inoculação na profundidade do meio, de pequenas quantidades do material, em três pontos equidistantes do tubo contendo o ágar. II. Tanto para o Exame Micológico Direto quanto para a semeadura em meios de cultura, a biópsia não deve ser macerada, mas sim cortada em pequenos fragmentos. III. A semeadura de urina para cultura de fungos deve ser realizada em placa de Petri contendo o meio de cultura e, com alça calibrada, faz-se uma estria ao longo do diâmetro da placa e, com movimentos de zigue-zague, cruza-se essa primeira estria, distribuindo a urina de forma homogênea em toda a placa. IV. A semeadura de raspado de unha e de pele é realizada pelo método de estrias descontínuas no meio de cultura em placa de Petri.

Assinale a alternativa correta. A) As afirmativas I, II e III estão corretas. B) A afirmativa II está incorreta e a IV está correta. C) As afirmativas III e IV estão incorretas. D) Todas as afirmativas estão corretas E) Todas as afirmativas estão incorretas. 10- Em relação às técnicas de identificação de fungos, assinale a alternativa incorreta. A) O microcultivo em lâmina contendo Ágar fubá-Tween 80 é utilizado para identificação micromorfológica de fungos filamentosos. B) O teste da urease pode ser utilizado como importante ferramenta para a diferenciação de espécies de leveduras e de fungos filamentosos, principalmente o gênero Trichophyton. C) As leveduras são identificadas micromorfologicamente pela técnica do microcultivo em lâmina em Agar fubá – Tween 80. D) Assimilação e fermentação de carboidratos são técnicas utilizadas para identificação bioquímica de leveduras. E) O crescimento em meio contendo cicloheximida incubado a 25°C é um dos testes utilizados para a diferenciação das espécies de Candida (leveduras). 11. Dermatofitoses são micoses superficiais produzidas por dermatófitos em sua forma assexuada ou anamorfa. Assinale a alternativa CORRETA. a) As lesões decorrem apenas da presença do próprio fungo. b) O clima não tem uma influência importante. c) As dermatofitoses são comuns em regiões de menor temperatura e umidade. d) O emprego da griseofulvina restringe-se hoje à tinha microspórica do couro cabeludo. e) O quadro clínico independe da região ou anexo comprometido. 12. Afecção fúngica extremamente comum na camada córnea da epiderme a Pitiríase versicolor apresenta as seguintes características, com EXCEÇÃO de: a) compromete adultos de ambos os sexos, sendo menos frequente em crianças e idosos; b) há predisposição constitucional para a afecção; c) má-nutrição, hiper-hidroses e imunodepressão são fatores predisponentes; d) o agente causal Malassezia furfur participa da flora normal da pele; e) a hipopigmentação que ocorre é devida apenas a um anteparo físico da colonização do fungo. 13. Em relação à Paracoccidioidomicose é CORRETO afirmar que: a) caracteriza-se por lesões polimorfas podendo atingir qualquer órgão ou aparelho, com predileção pela pele, mucosas, linfonodos, pulmões, adrenais e sistema nervoso; b) a pele é a principal porta de entrada do fungo, através de vegetais contaminados; c) a virulência do fungo e a imunidade do hospedeiro não interferem na evolução da infecção; d) o exame direto e a histopatologia não se presta ao diagnostico laboratorial da doença; e) o tratamento sulfamídico é o recurso mais eficaz na paracoccidioidomicose.

14. Micose profunda, com quase totalidade dos casos procedentes da região amazônica. a) Cromomicose. b) Lobomicose. c) Esporotricose. d) Paracoccidioidomicose. e) Micetomas. 15- Em relação às micoses subcutâneas: A) A cromoblastomicose tem entre seus agentes etiológicos: Fonsecae pedrosoi, Cladosporium carionii, Sporothrix schenckii, Rhinocladiella aquaspersa. B) Os Fungos da Cromoblastomicose só estão presentes no solo. C) A Esporotricose e a Paracoccidioidomicose são as micoses subcutâneas adquiridas através de inalação. D) Os Micetomas são causados por fungos e também por estafilococos. E) A doença causada pela Lacazia lobo é melhor tratada através de cirurgia. 16. Em relação aos dermatófitos, podemos afirmar, exceto: A) Os gêneros Microsporum tem predileção por pele e pelo, o Epidermophyton, por pele e unha, e o Trichophyton, tanto por pele como por pelo e unha. B) A transferrina insaturada ligada ao ferro inibe o crescimento do dermatófito, e a alfa 2 macroglobulina epidérmica inibe a queratinase produzida pelo fungo. C) A tricofitina é um antígeno fúngico que quando é injetada na pele, a reação imune tardia à tricofitina negativa é associada às infecções crônicas, principalmente por Trichophyton rubrum. D) O Microsporum canis, um fungo zoofílico, é o agente mais comum das tinhas do couro cabeludo, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Enquanto nas regiões Norte e Nordeste, o agente mais isolado é o Trichophyton tonsurans. E) Em imunodeprimidos, as unhas podem sofrer acometimento múltiplo, agudo, subungueal proximal e branco 17. Com relação aos antifúngicos usados em dermatologia, são corretas, exceto: a) Os principais alvos da terapia antifúngica são: membrana plasmática, parede celular e divisão celular. b) Grande parte dos antifúngicos utiliza, para o seu metabolismo, o complexo enzimático do citocromo P 450(CYP). c) O grupo dos azólicos inibe a enzima c-14 dimetilase, que transforma o lanosterol em ergosterol. d) O cetaconazol, derivado azólico de 1° geração, apresenta atividade lipossolúvel, podendo alterar os níveis séricos de testosterona, estradiol e cortisol, provocando ginecomastia e impotência. e) A terbinafina apresenta menor frequência de interação medicamentosa, ao contrário do itraconazol, sendo este indicado para os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, pois apresentam um efeito inotrópico positivo.

18. A escolha do meio de cultura é uma etapa muito importante no processo de identificação de fungo em uma amostra biológica. Nesse contexto, deve-se escolher o meio mais adequado para que seja possível confirmar a identificação do agente. Acerca da escolha e inoculação dos meios de cultura na micologia clínica, são corretas as opções abaixo, EXCETO. (A) O exame microscópio direto, além de fornecer diagnóstico presuntivo imediato, ajuda na escolha do meio de cultura adequado. (B) O ágar Sabouraud-dextrose é indicado como meio de isolamento primário, por ser um tipo de meio nãoseletivo. (C) Fungos dimórficos são patógenos exigentes, por isso indicados para o crescimento em ágar batata dextrose. (D) O uso de ágar Mycosel, que é basicamente o ágar Sabouraud-dextrose com adição de ciclo-heximida e cloranfenicol, é indicado para o isolamento de dermatófitos. (E) O uso de ágar Czapek é indicado para a subcultura de espécie de Aspergillus. 19 - Para pesquisa de fungos em pelos, unha, pele, tecidos obtidos de biópsia, exsudatos espessos e outros materiais densos, utiliza-se o seguinte exame: (A) microscópico, pelo método de coloração de Gram. (B) tinta da China. (C) microscópico direto com KHO 20%. (D) microscópico, pelo método de coloração Ziehl- Neelsen. (E) microscópico direto com ácido acético 10%. 20- Sobre a identificação de leveduras, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Colônias de levedura, obtidas de amostra biológica, só devem ser identificadas quando estiverem puras, ou seja, sem contaminação bacteriana ou em mistura de espécies. (B) As provas fisiológicas mais comuns e mais simples para identificação de Candida albicans e Candida sp são: tubo germinativo e filamentação em cultivo em lâmina. (C) A pesquisa de cápsula, característica marcante do gênero Cryptococcus é feita com uma gota de tinta nanquim e uma alçada da cultura. A cápsula aparece como um halo claro ao redor dos blastoconídios de Cryptococcus e contrastam com o fundo negro da lâmina. (D) Na prova de filamentação e clamidósporo, em cultivo em lâmina, a presença de hifas hialinas, septadas e ramificadas, e característica do gênero Candida e se houver formação de clamidósporos indica Candida albicans. (E) A reação positiva para urease, junto com análise morfológica, permite identificação presuntiva de Candida krusei.

21- Agente causador de doença granulomatosa crônica que pode acometer vários órgãos e até SNC. Apresenta grande variabilidade de manifestações clínicas, desde formas localizadas até formas disseminadas de mau prognóstico, em caso de imunodeficiência. Em exame direto, é possível observar a presença da forma leveduriforme constituída de células grandes, globosas, com parede celular dupla e refringente e com múltiplos brotamentos, à semelhança de “roda de leme”, orelhas de “Mickey Mouse” ou argolas entrelaçadas. Essas são características do fungo (A) Histoplasma capsulatum. (B) Paracoccidioides brasiliensis. (C) Sporothrix schenckii. (D) Aspergillus fumigatus. (E) Cryptococcus neoformans. 22-Para cultivo e crescimento de espécies de cândida e fungos filamentosos, é necessário um meio de cultura específico. Esse meio é (A) ágar MacConkey. (B) ágar Löwenstein-Jensen. (C) ágar Sabouraud. (D) ágar cystine lactose electrolyte deficient. (E) ágar Regan-Lowe. 23 - O dimorfismo em fungos refere-se à: a) habilidade do fungo de produzir 2 tipos de esporos. b) característica de certos fungos de desenvolver hífas macho e fêmea em uma colônia. c) habilidade dos fungos de crescer em duas formas diferentes, levedura e micélio, dependendo das condições ambientais. d) habilidade dos fungos de realizar mitose e meiose. e) propriedade dos fungos de desenvolver formas nucleares esféricas e alongadas. 24 -Todas as alternativas relacionadas aos esporos de fungos são verdadeiras, EXCETO: a) Um conídio é um esporo assexualmente formado. b) Na maioria dos fungos patogênicos para o ser humano, o ciclo sexual para formação dos esporos não é demonstrado. c) As características morfológicas dos conídios são úteis para a identificação do fungo. d) Esporos de fungos são tão resistentes ao aquecimento quanto esporos de bactérias. e) Esporos de fungos causam alergias em algumas pessoas. 25. Os fungos dimórficos são aqueles que se desenvolvem em 2 formas: uma filamentosa, infectante, quando incubados à temperatura ambiente, e outra leveduriforme, invasora, ao serem incubados a 35 ºC. Marque a espécie que corresponde a um fungo dimórfico. a) Trycophyton rubrum b) Candida albicans c) Histoplasma capsulatum d) Aspergillus fumigatus

26- Analise as imagens a seguir.

Disponível em: Acesso em: 21.out. 2011.

Tendo em vista a morfologia dos isolados fúngicos, as imagens 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, às seguintes espécies: (A) Sporothrix schenckii; Microsporum sp; Aspergillus sp.; Penicillium sp. (B) Sporothrix schenckii; Microsporum sp; Penicillium sp.; Aspergillus sp. (C) Penicillium sp; Microsporum sp; Aspergillus sp.; Sporothrix schenckii. (D) Sporothrix schenckii; Penicillium sp.; Aspergillus sp.; Microsporum sp. 27- No exame direto para o diagnóstico das micoses, (A) utiliza-se o sobrenadante da amostra de urina após a centrifugação e examina-a entre lâmina e lamínula. (B) coloca-se sobre a lâmina uma gota do líquido clareador e uma amostra do material, na montagem da preparação. (C) adiciona-se a mistura de lactofenol de Amann com a finalidade de escurecer o material examinado. (D) mantém-se a conservação da preparação, selando-se as bordas da lamínula com gliceramonical. 28. A respeito das orientações de coletas das amostras em exames da microbiologia e micologia, assinale a alternativa CORRETA: a) Para amostras da pele, deve colher raspando vários pontos da lesão, procurando as bordas das lesões mais recentes. b) As amostras de lesões no couro cabeludo devem ser obtidas através de pedaços do cabelo contaminado. c) O material que se deposita embaixo da unha pode ser descartado no momento da coleta por não ter valor biológico. d) Para a coleta do material da mucosa oral ou orofaringe é preciso fazer uma assepsia eficiente com antiséptico bucal.

29. A respeito dos exames utilizados na micologia, assinale a alternativa INCORRETA: a) As culturas de pele, unhas, pelos e cabelos são utilizadas para isolamento e identificação de fungos causadores de micoses superficiais. b) Hemocultura é utilizada para isolamento e identificação de fungos causadores da esporotricose. c) Cultura de escarro, líquidos biológicos (lavado ou aspirado brônquico, lavado gástrico, líquido pleural), líquor, sangue de medula óssea e outros, são utilizados para isolamento e identificação de fungos causadores de micoses sistêmicas. d) Pesquisa de Cryptococcus sp com Tinta da China no líquor ou secreções é utilizada para o diagnóstico deCriptococose. 30) Em relação aos aspectos clínicos e laboratoriais das infecções fúngicas, assinale a alternativa INCORRETA: a) As micoses oportunistas são ocasionadas por fungos de baixa virulência, porém, em condições de comprometimento imunitário, desenvolvem seu poder patogênico, invadindo os tecidos. b) O fármaco antifúngico voriconazol é um agente antifúngico triazólico de amplo espectro para uso sistêmico, indicado para o tratamento de aspergilose invasiva e infecções invasivas graves por Candida sp. c) A classe dos antifúngicos triazólicos, como por exemplo o cetoconazol, pode interferir na esteroidogênese humana e causar hepatites. Por isso, seu uso atual geralmente restringe-se ao tratamento tópico de infecções ginecológicas e dermatológicas, como candidíases e dermatofitoses. d) O padrão ouro para o diagnóstico de Paracoccidiodomicos é o encontro de elementos fúngicos sugestivos de P. brasiliensis em exame a fresco de escarro ou outro espécime clínico (raspado de lesão, aspirado de linfonodos) e/ou fragmento de biopsia de órgãos supostamente acometidos. e) Nenhuma das alternativas. 31 - Numere a SEGUNDA coluna de acordo com sua correspondência com a PRIMEIRA coluna. 1. Solução de cloreto férrico a 10%. 2. Solução de sulfato de cobre a 7,8%. 3. Lactofenol. 4. Solução de ácido oxálico a 5%. 5. Hidróxido de potássio 20 ou 40%. ( ) Geração de microaerofilia. ( ) Descontaminação de materiais que apresentam microbiota normal para posterior semeadura para isolamento de micobactérias. ( ) Tratamento de amostras para a pesquisa de fungos. ( ) Revelação da atividade da enzima fenilalanina desaminase no meio de fenilalanina. ( ) Observação ao microscópio de células leveduriformes. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 3 – 4 – 2 – 1 – 5. b) 1 – 2 – 4 – 3 – 5. c) 2 – 4 – 1 – 5 – 3. d) 2 – 4 – 5 – 1 – 3. e) 4 – 3 – 5 – 1 – 2. 33. Alguns fungos podem ter morfologia diferente segundo as condições nutricionais e a temperatura ambiente, o que é denominado dimorfismo fúngico. O dimorfismo geralmente é reversível e caracteriza-se por um crescimento micelial nas temperaturas entre 22 ºC e 28 ºC e leveduriforme entre 33 ºC e 37 ºC. Esse fenômeno geralmente pode ser observado entre os fungos que causam micoses sistêmicas e subcutâneas, como (A) Histoplasma capsulatum e Paracoccidioides brasiliensis. (B) Pneumocystis carini e Malassezia furfur. (C) Aspergillus niger e Candida albicans. (D) Sporothrix schenckii e Cryptococcus neoformans. (E) Cryptococcus neoformans e Pneumocystis carini. 34- Em relação aos fungos, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO: (A) Leveduras são fungos que se reproduzem por brotamento. (B) Fungos filamentosos e leveduras possuem uma parede celular de peptideoglicano. (C) Fungos filamentosos têm filamentos alongados denominados hifas. (D) Fungos dimórficos existem como leveduras a 37oC e como fungos filamentosos a 25 oC. 35- A primeira dificuldade para o micologista iniciante é a nomenclatura e sua derivada, a toxonomia. Os fungos são células eucarióticas e são classificados conforme a atureza de suas estruturas (A) internas. (B) externas. (C) genéticas. (D) reprodutivas. 36- Candida spp. são os patógenos leveduriformes mais importantes. Como consequência das terapias imunossupressoras, esses agentes vêm se tornando cada vez mais frequentes e, uma vez que os antibióticos de amplo espectro, como as cefalosporinas de terceira geração, são utilizados com mais frequência, as leveduras assumiram um espaço muito grande entre os patógenos hospitalares. Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar: (A) As amostras para cultura devem ser obtidas dos órgãos afetados e das lesões nas quais elas podem ser visualizadas. (B) Testes imunológicos são recomendados para o diagnóstico de candidíase, uma vez que esse método é usado para a detecção de antígenos. (C) As amostras de tecidos, raspados ou swabs de boca ou de vagina devem ser inoculadas em meio de isolamento primário com e sem cicloeximida. (D) Os tratos respiratório e urinário são dois sistemas importantes nos quais o isolamento de espécies de Candida spp. pode ser frequentemente alcançado, mas de difícil interpretação.

37. Um paciente imunodeprimido teve diagnóstico de pneumonia por Candida. Nesse caso, é correto afirmar que a aquisição da infecção pneumônica pode ter ocorrido por via (A) sexual. (B) hematogênica. (C) aspiratória. (D) alimentar. (E) hídrica. 38. Determinados fungos dimórficos podem crescer como leveduras ou como bolores, de acordo com a incubação que o laboratório efetuar. Para diagnóstico de Histoplasma capsulatum, serão obtidas colônias sob a forma de bolores se as culturas forem incubadas (A) a menos que 30ºC. (B) a 32ºC. (C) à temperatura ambiente. (D) a 37ºC. (E) a 35ºC. 39. Coletar material biológico em placa de Petri estéril, as secreções deverão ser coletadas em frasco estéril, o material deve ser conservado em temperatura ambiente. Estas instruções de coleta para exame micológico direto. É importante a utilização de um clarificador para esta técnica. Marque a opção que indica o material utilizado para esta finalidade. a) NaCO3. b) HCL. c) NaOH. d) KOH. e) H2SO4. 40- Paciente prematuro, hospitalizado na U.T.I. Neonatal, fazendo uso de antibióticos há longa data, apresentou pico febril há 2 dias. Foi solicitada hemocultura que positivou após 24 horas com crescimento de leveduras. Realizou-se o repique em Ágar Sabouraud e, após 24 horas, observou o crescimento de colônias de cor branca a creme, cremosas e lisas sugestivas do gênero Candida. Para confirmação do gênero e espécie, o microrganismo foi submetido ao microcultivo em Ágar Fubá para a avaliação morfológica. O resultado está demonstrado na figura abaixo.

Com base nos aspectos morfológicos, pode-se afirmar que a levedura é: (A) Candida tropicalis. (B) Candida parapsilosis. (C) Candida albicans. (D) Candida glabrata. 41- Sobre o exame direto no diagnóstico laboratorial das ceratomicoses, assinale a alternativa CORRETA: A) Pode-se realizar montagens a fresco ou corar os esfregaços pelo Gram. Os preparados a fresco revelarão o micélio dos Eumycetes e os corados indicarão as bactérias, os Actinomyces e as Nocardia. B) As escamas de pele, clarificadas pela potassa, apresentar-se-ão com hifas pigmentadas em marrom claro ou verde escuro, septadas, ramificadas, com 1,5 a 3 μm de diâmetro. C) O material coletado e preparado deverá revelar a presença de cachos de células ovais ou arredondadas, das paredes espessas, com 3 a 8 μm de diâmetro cada uma. D) O pus ou outro material pode ser examinado a fresco, microscopicamente, entre lâmina a lamínula ou mesmo em esfregaços corados, para observação das formas em charuto. E) Em caso positivo, serão observados os elementos arredondados ou ovoides, pigmentados em marrom. Estes corpúsculos medem de 4 a 12 μm de diâmetro e são unicelulares ou de diversos planos de diversão. 42- Os agentes causadores das cromomicoses incluem I Fonsecaea pedrosoi e Acremonium sp. II Fonsecaea compacta e Curvularia sp. III Phialophora verrucosa e Rhinocladiella aquaspersa. IV Cladosporium carrionii e Alternaria sp. V Fonsecaea compacta e Fonsecaea pedrosoi. A quantidade de itens certos é igual a A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5. 43. No preparo do Lactofenol azul de algodão, utiliza-se A) Fenol, Ácido láctico, Lactose, Água destilada e Cotton blue (azul algodão). B) Fenol, Lactose, Água destilada e Cotton blue (azul algodão). C) Fenol, Ácido láctico, Glicerina, Água destilada e Cotton blue (azul algodão). D) Fenol, Glicerina, Água destilada e Cotton blue (azul algodão). 44. O Ágar batata é um meio de cultura utilizado no microcultivo em lâmina que tem a vantagem de A) ter na sua composição antibióticos que evitam a contaminação da cultura. B) inibir a formação de pigmento. C) estimular a produção de macro e microconídeos importantes na identificação dos fungos. D) inibir a formação de macroconídeos.

45. O Ágar Sabouraud não contém A) dextrose. B) peptona. C) lactose. D) água destilada. 46. Com relação ao exame micológico direto, A) a preparação com KOH é realizada com a emulsão da amostra em uma gota de KOH a 50% em lâmina de microscopia. B) os esfregaços com tinta naquim só são úteis na suspeita de presença de fungos no liquor cefalorraquidiano. C) o objetivo do uso do KOH é eliminar quaisquer escamas de fundo ou membranas celulares que poderiam ser confundidas com hifas. D) o método da fita gomada é recomendado apenas para a Pitíriase versicolor. 47. O meio de cultura Mycosel é composto de A) Ágar Sabouraud-dextrose com cloranfenicol. B) Ágar Sabouraud com cicloheximida e cloranfenicol. C) Ágar Sabouraud-dextrose com cicloheximida e cloranfenicol. D) Ágar Sabouraud com cicloheximida 48. Os ingredientes essenciais do Ágar SABHI, são A) flocos de batata e ágar. B) ágar, dextrose e peptona proteose. C) ágar, flocos de batata e dextrose. D) ágar, flocos de batata e triptona. 49. Os ingredientes essenciais do Ágar mofo inibitório são A) triptona, extrato de carne, extrato de levedura, dextrose, amido, dextrina,cloranfenicol, gentamicina e tampões salinos. B) triptona, extrato de carne, extrato de levedura, amido, dextrina, cloranfenicol, gentamicina e tampões salinos C) triptona, extrato de carne, extrato de levedura, dextrose, amido, dextrina, cloranfenicol, gentamicina, fosfato dissódico e tampões salinos. D) triptona, extrato de carne, extrato de levedura, dextrose, amido, dextrina, cloranfenicol, gentamicina, fitona peptona e tampões salinos. 50. Na técnica do esfregaço direto para a identificação de fungo, utiliza-se A) tinta da china. B) azul de anilinina lactofenol. C) coloração Gram. D) hematoxilina e eosina.
LISTÃO 7 2018 MICOLOGIA

Related documents

13 Pages • 4,513 Words • PDF • 824.1 KB

2 Pages • 141 Words • PDF • 373.2 KB

15 Pages • 326 Words • PDF • 1.9 MB

156 Pages • 30,661 Words • PDF • 2.9 MB

2 Pages • 464 Words • PDF • 680.3 KB

2 Pages • 263 Words • PDF • 429.9 KB

3 Pages • 1,104 Words • PDF • 158.5 KB

43 Pages • 1,680 Words • PDF • 1.4 MB

1 Pages • 28 Words • PDF • 111.3 KB

1 Pages • 69 Words • PDF • 156.9 KB

2 Pages • 698 Words • PDF • 307.4 KB

39 Pages • 10,617 Words • PDF • 264.8 KB