AT. COMPL. 7º SJ

12 Pages • 2,791 Words • PDF • 1.8 MB
Uploaded at 2021-09-24 10:59

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DE GEOGRAFIA- E.E. SÃO JUDAS TADEU-

1º BIMESTRE- PET 01- SEMANA 01-TURMA: 7º ANO - PROFESSORA: DIANA ROCHA-2021 TEMA: O Ciclo Hidrológico e as Bacias Hidrográficas CONTEÚDOS RELACIONADOS: Hidrosfera, Agentes Externos e Águas continentais. 01- LEIA O TEXTO_O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.( fonte: WWW.infoescola.com.br) A)DÊ um exemplo de *Um rio utilizado para navegação *Um rio utilizado na produção de energia ( Hidrelétrica) *CITE os rios que você conhece ou ja ouviu falar: *DÊ EXEMPLOS de utilidades de um rio: B)Os rios podem se formar através das chuvas, neves ou de uma fonte subterrânea. A nascente, a foz, leito e margens compõem um rio. ASSOCIE corretamente as partes de um rio. ( 1)Nascente ( 2) Foz ( 3 ) Afluente ( ) Lugar onde o rio deságua em outro rio .( ) Lugar onde o rio nasce. ( ) Rio que deságua em outro rio. 02-Leia a notícia a seguir. 2,7 bilhões podem ficar sem água em 2025, diz ONU A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que mais de 2,7 bilhões depessoas deverão sofrer com a falta de água em 2025 se o consumo do planeta continuar nos níveis atuais. Um relatório divulgado nesta sexta-feira para marcar o Dia Mundial da Água afirma que mais 2,5 bilhões de pessoas irão viver em áreas onde a quantidade de água potável será insuficiente parasuprir suas necessidades.Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019.

Que fatores contribuem para o aumento da escassez de água potável nas próximas décadas? (A) Concentração das atividades sustentáveis e retirada de recursos dos países em desenvolvimento. (B) Aceleração dos processos de reflorestamento na Amazônia, pois utilizaquase toda a água doce disponível. (C) Exploração dos reservatórios subterrâneos e a evaporação dos mares peloaquecimento global. (D) Aumento do preço do barril de água negociado pela ONU e redução dopoder de compra de alguns países. (E) Crescimento populacional e urbano e a pouca conscientização do usosustentável dos recursos hídricos.

03-ANALISE A CHARGE ABAIXO:

SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL: CONSEQUÊNCIAS

A)Qual o problema ela mostra?

B)O que poderia ser feito para resolvê-lo? C) CITE outros problemas com a água em nosso planeta:

04-Analise o gráfico

Gráfico demonstrativo das práticas que mais consomem água

A)No Brasil, qual setor que mais consome água?_______________________________________ 05- Recentemente, eventos relacionados a precipitações frequentes e ao escoamento das águas superficiais em bacias hidrográficas têm ocasionadoos chamados “desastres ambientais”. Pode-se citar, por exemplo, o ocorridoem São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. Muitos elementos e fatores podem ser elencados na análise desses acontecimentos trágicos.

ASSINALE ABAIXO as opções corretas sobre os fatores agravantes dos eventos naturais em nosso estado: I-O aumento das precipitações, que podem ocasionar avanços do nível decursos de água para o leito de vazante. II-O corte da mata ciliar, que favorece o desmoronamento das encostas,agravando o processo de assoreamento. III-A utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos, interferindo noprocesso natural de escoamento e infiltração das águas superficiais. IV-O assoreamento da calha dos cursos de água, diminuindo a condição natural de escoamento e aumentando o volume de água nas margens de rios e riachos. V-A manutenção da cobertura vegetal natural nas planícies de inundação.São fatores agravantes apenas: 06-Uma bacia hidrográfica representa toda a área em que há uma mesma drenagem de água, envolvendo sempre um rio principal e os seus afluentes e subafluentes, que, juntos, formam uma rede hidrográfica. A consideração principal para distinguir ou “separar” uma bacia hidrográfica da outra é:

A)A extensão do rio principal. B)O limite entre os divisores de água. C)A hierarquia que compõe a rede hídrica. D)A quantidade de chuvas e suas direções 07-A vasta rede hidrográfica é um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias

hidrográficas, no mapa com os números 1, 2, 3são respectivamente, escreva o nome das bacias hidrográficas:

08-A)PESQUISE E DIFERENCIE REDE HIDROGRÁFICA, BACIA HIDROGRÁFICA E REGIÃO HIDROGRÁFICA.

B)Formada por um rio principal, com seus afluentes e subafluente, temos uma hidrográfica.As hidrográficas são delimitadas pelos seus divisores de águas, que são áreas mais elevadas que o rio. Dessa forma, as águas escoam para o rio principal. Existe uma interação entre os aspectos físicos (solo, fauna, flora relevo, entre outros) e os sociais.O órgão responsável pela gestão e pelo planejamento dos recursos hídricos éo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que dividiu o país em 12 hidrográficasde acordo com a relevância ambiental, econômica e social dos seus principais rios. A opção correta que preenche corretamente as lacunas é: A)bacias –jazida–redes. B)redes –bacia – aquíferos. C)reservas – rede – bacias. D)rede – bacias – regiões. E)bacias –rede–regiões. C) Observe essa bacia hidrográfica.

http://www.aquafluxus.com.br/5-curiosidades-sobre-o-rio-sao-francisco/

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre diversos estados em seus mais de 2.700 km até desaguar no Oceano Atlântico. É o principal rio da bacia hidrográfica que leva o seu nome. Sobre a importância do rio para a região, merece destaque: (A) Seu aproveitamento hidrelétrico, fornecendo energia elétrica para cidades das regiões sudeste e nordeste. (B) Ser o único rio perene que atravessa o Sertão Nordestino. (C) A distribuição igualitária para irrigação das plantações entre o trabalhador rural e os grandes complexos agroindustriais. (D) Seu baixo aproveitamento para a navegação, principalmente por se tratarde um rio de planalto. (E) A preservação da mata ciliar ao longo de todo o leito, impedindo seu assoreamento.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DE GEOGRAFIA- E.E. SÃO JUDAS TADEU-

1º BIMESTRE- PET 01- SEMANA 02-TURMA: 7º ANO - PROFESSORA: DIANA ROCHA-2021 TEMA: As Formas de Relevo e as Transformações da Paisagem CONTEÚDOS RELACIONADOS: Agentes Internos e Agentes Externos.

RELEVO BRASILEIRO O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas, ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através de um processo erosivo).O relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo. Planaltos – São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude. Com 2.995,30 metros, o pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro. Depressões – São áreas rebaixadas em consequência da erosão, que se formam entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos. Algumas das depressões localizadas às margens de bacias sedimentares são chamadas depressões marginais ou periféricas. Elas estão presentes em grande número no território brasileiro e são de variados tipos, como a depressão da Amazônia Ocidental (terrenos em torno de 200 metros de altitude). Planícies – São unidades de relevo geologicamente muito recentes. É uma superfície extremamente plana, sua formação ocorre em virtude da sucessiva deposição de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas. Normalmente, estão localizadas próximas do litoral ou dos cursos dos grandes rios e lagoas, como as planícies da lagoa dos Patos e da lagoa. 1) Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosãoem detrimento do acúmulo da sedimentação: A) Montanhas e planaltos. B)Planícies e depressões. C)Planícies e planaltos. D)Montanhas e planícies. E)Planaltos e depressões. 2) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: 1 – Relevo 2- Planície 3- Montanhas 4- Planaltos 5- Depressões ( ( (

) Áreas de maiores elevações da superfície terrestre. ) Áreas mais baixas em relação às áreas vizinhas. ) Formas da superfície terrestre.

( (

) Áreas irregulares onde a erosão é maior que a deposição. ) Áreas planas onde a deposição é maior que a erosão.

3) Pesquise por que em comparação a maioria dos países Sul-americanos, o relevo brasileiro nãoapresenta grandes altitudes.

4) Sobre o relevo brasileiro, julgue as afirmativas a seguir: I. As áreas de depressão no Brasil correspondem somente às zonas de depressão relativa, com altitudes variando entre 100 e 500 metros, com destaque para a Depressão Sertaneja e a do São Francisco. II. As áreas de planície do Brasil estão restritas às margens de grandes rios e seus afluentes, além de boa parte do litoral do país. III. O centro-sul do Brasil é predominantemente constituído por formações planálticas. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s): A) I B) II C) III D) I e III E) I, II, e III 5) O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque: a) Predomina no país a ação dos agentes endógenos. b) A formação geológica do Brasil é antiga. c) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo. d) A atividade humana atuou no sentido de degradar as formas antigas da superfície. e) O Brasil localiza-se, em grande parte, nas zonas de encontro entre placas tectônicas. 06- PREENCHA CORRETAMENTE A CRUZADINHA ABAIXO SOBRE AS FORMAS DE RELEVO;

07- ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS AS PALAVRAS SUBLINHADAS:

08- A)Cite as principais formas de relevo.___________________________________________ B) O que é uma cordilheira?_______________________________________________________ C)Os planaltos podem ser formados por chapadas, morros e serras.Associe cada uma dessas formas. I. Chapadas

II. Morros

III. Serras

( ) Formas de relevo de topos arredondados.( ) Cadeias de morros pontiagudos.( escarpas e topo plano.

D)Identifique as formas de relevo numerada

) Formas com

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DE GEOGRAFIA- E.E. SÃO JUDAS TADEU-

1º BIMESTRE- PET 01- SEMANA 03-TURMA: 7º ANO - PROFESSORA: DIANA ROCHA-2021 INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TEMA: Cartografia e as formas de representar o espaço geográfico CONTEÚDOS RELACIONADOS:Rosa dos Ventos e Escala Cartográfica. 01-Preencha os espaços em branco: Use algumas das palavras do quadro para responder corretamente: Latitude - longitude - Linha do equador - Greenwich - meridianos - paralelos - coordenadas - norte - sul - leste oeste

a) O Equador divide a Terra em dois hemisférios: · o hemisfério ........................ e o hemisfério ...................... . b) Os círculos traçados na esfera terrestre, paralelamente ao Equador, no senti do leste-oeste, são denominados ............................... . c) Os círculos que cortam a Terra verticalmente de um polo ao outro, , são denominados .................................... . d) A linha vertical a partir da qual contamos os meridianos é conhecida como meridiano de ........................ . e) A .............................. e a ............................... constituem as ..................................... geográficas. 02- Coloque Sim ou Não. Se for Não, corrija no espaço ao lado. a) Os povos antigos se orientavam pelos astros. ( ) Sim ( ) Não ................................................. b) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios Norte e Sul. ( ) Sim ( ) Não ................................................. c) Meridiano é a distância em graus de um ponto qualquer da Terra até a linha do Equador. ( ) Sim ( ) Não ................................................. d) As coordenadas geográficas são determinadas pelos paralelos e meridianos. ( ) Sim ( ) Não ................................................. 03-A)Quais dos elementos abaixo não faz parte de um mapa? a(

) escala cartográfica

(

) legenda

(

) titulo

(

) orientação

(

) roldana

B) Como se chama a parte explicativa do mapa, que indica as cores, os significados dos símbolos e desenhos usados no mapa? - ( ) legenda ( ) abscissa ( ) escala topográfica ( ) fonte ( ) orientação C) É a parte numérica do mapa, uma relação numérica, que indica quantas vezes o terreno foi reduzido na folha do mapa.( ) escala cartográfica ( ) legenda ( ) orientação ( ) titulo ( ) fonte D) Uma das primeiras formas de orientação utilizada pelos seres humanos baseou-se na observação dos astros no céu. Qual desses astros foi utilizado como referencia para determinar os pontos cardeais: Leste, oeste, norte e sul? ( ) o Sol ( ) a Lua ( ) as estrelas do Cruzeiro do Sul ( ) a estrela polar E) Qual desses aparelhos de orientação usa uma rede de satélites artificiais que permite localizar precisamente um objeto em qualquer lugar da terra? (

) rosa - dos - ventos

(

) astrolábio

(

) bussola

(

) GPS

(

04- Observe atentamente a rosa dos ventos, complete os pontos cardeais e colaterais;

) sextante

05-Os antigos navegadores, quando se deslocavam em viagens distantes, tinham muitas dificuldades para se orientar. Apesar do conhecimento já obtido sobre a orientação da latitude pelos astros, o cálculo da longitude ainda era desconhecido. Hoje nós temos as coordenadas geográficas que são obtidas a partir de dois planos referenciais Sabendo disso: a) Diferencie latitude de longitude

b) Faça um desenho da Terra apresentando os paralelos e meridianos. Identifique os principais.

06-- Questão: Leia com atenção! Texto I “O GPS é um sistema de localização composto por vinte e quatro satélites artificiais, dispostos ao redor do planeta a 22.200 km de altitude e distribuídos por seis planos orbitais. Os satélites dão umavolta ao redor da Terra a cada 12 horas, ou seja, duas voltas por dia. Para captar os sinais enviados pelos satélites existem cinco receptores de GPS situados na superfície do planeta. O sinal enviado pelosatélite indica sua posição e o momento preciso em que foi enviado. Com os dados enviados por apenas três desses satélites é possível saber a localização de um ponto determinado na superfície daTerra de forma precisa, indicando-se a latitude e a longitude de determinado local”.(http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/bussola_atualidade_01.html) Texto II No final do século XX e início do século XXI, vivenciamos grandes transformações técnicas e científicas; aliadas a elas adquirimos grande rapidez na transmissão de informações, facilmente evidenciada nos procedimentos de aquisição e manipulação de dados. A cartografia, que sempre contribuiu para uma maior visualização das distribuições dos fenômenos geográficos, também vem se utilizando destas novas tecnologias. Os dados obtidos pelos satélites da série LANDSAT, SPOT, CBERS, IKONOS, GOES, METEOSAT vêm sendo muito utilizados por profissionais das mais diferentes áreas. Considerando os textos e seus conhecimentos, responda: a) Como os mapas eram feitos na antiguidade? E atualmente? b) Qual a importância dos mapas? 07- PREENCHA CORRETAMENTE A CURZADINHA ABAIXO:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DE GEOGRAFIA- E.E. SÃO JUDAS TADEU-

1º BIMESTRE- PET 01- SEMANA 04-TURMA: 7º ANO - PROFESSORA: DIANA ROCHA-2021

AVALIAÇÃO BIMESTRAL TEMA: Transformações das paisagens urbanas e rurais CONTEÚDOS RELACIONADOS:Espaço Urbano e Espaço Rural ESCOLA ESTADUAL SÃO JUDAS TADEU DISTRITO DE SÃO JUDAS TADEU DE MINAS ENDEREÇO: AV. PRINCIPAL, S/Nº LUISLÂNDIA – MINAS GERAIS e-mail: [email protected]

AVALIAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: DIANA ROCHA ALUNO (A): _________________________________________ TURMA:7º ANO ENS. FUNDAMENTAL SITUAÇÃO DO ALUNO: ( ) ACIMA DA MÉDIA ( ) MÉDIA ( ) ABAIXO DA MÉDIA

PERÍODO: 1ºBIMESTRE DATA:__/__/ 2021

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:____________________________

04- Analise a imagem abaixo:

a)Quais são as diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano? 05. De exemplos. a) Dê problemas ambientais no espaço rural. b) Dê problemas urbanos. C) CRIE UMA HISTORIA EM QUADRINHOS SOBRE A VIDA NO CAMPO E A VIDA NA CIDADE

3. Preencha a tabela com os problemas que afetam a população, principalmente das grandes cidades. Demandas da população Moradia Transporte Água e esgoto Áreas verdes

Problemas urbanos

04- Leia o texto e depois responda às questões. Reduzir o lixo é ainda melhor que reciclar Índice de material reciclado no Brasil é três vezes menor que o lixo produzido"O ato de separar o lixo orgânico do de papel, plástico, alumínio e vidro é apenas uma pequena parte de um processo mais complexo de sustentabilidade. E deve ser cada vez mais incentivado e adotado pela sociedade.Mas [...], o ideal é que a reciclagem seja vista como a última instância.O índice de material reciclado no país é três vezes menor do que a quantidade de lixo que produzimos. Antes de se preocupar com o que fazer com tanto lixo, é melhor diminuir sua quantidade. Uma das razões para esse aumento é que nosso poder aquisitivo está maior e, com isso aumentamos nosso consumo e nosso lixo."PINHO, Claudia. Reduzir lixo é ainda melhor que reciclar. R7, 15 mar. 2010. Disponível em www.r7.com. Acesso em 3 nov. 2011. a) O que é lixo orgânico? Explique. b)

Por que é melhor diminuir o lixo antes de se pensar em reciclá-lo?

c) Qual a relação entre consumo e aumento do lixo?

05- ANALISE A GRAVURA ABAIXO E RESPONDA:
AT. COMPL. 7º SJ

Related documents

12 Pages • 2,791 Words • PDF • 1.8 MB

15 Pages • 4,030 Words • PDF • 216.3 KB

2 Pages • 464 Words • PDF • 680.3 KB

2 Pages • 263 Words • PDF • 429.9 KB

3 Pages • 1,104 Words • PDF • 158.5 KB

43 Pages • 1,680 Words • PDF • 1.4 MB

1 Pages • 28 Words • PDF • 111.3 KB

5 Pages • 1,320 Words • PDF • 588.6 KB

1 Pages • 69 Words • PDF • 156.9 KB

2 Pages • 698 Words • PDF • 307.4 KB

39 Pages • 10,617 Words • PDF • 264.8 KB

2 Pages • 584 Words • PDF • 256.1 KB