60 GEOMETRIA ANALÍTICA CIRCUNFERÊNCIA

6 Pages • 3,824 Words • PDF • 978.8 KB
Uploaded at 2021-09-24 05:41

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


32

GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA

MATEMÁTICA II

INTRODUÇÃO

Assim, teríamos:

Circunferência é o conjunto de pontos de um plano que estão a uma mesma distância r de um ponto fixo O, chamado de centro.

(x + 2)2 + (y – 2)2 = 25

x² + 4x + 4 + y² –4y + 4 = 17 + 4 + 4 que é a equação que representa uma circunferência de centro (-2, 2) e raio 5.

ANALISANDO OS COEFICIENTES Como vimos no exemplo acima, podemos escrever a equação 0 , com da circunferência da forma Ax2 + By2 + Cxy + Dx + Ey + F = coeficientes reais. Mas nem sempre isso é possível. Agora tomando a equação geral da circunferência x² + y² - 2ax - by + a² + b² - r² = 0, vamos analisar as condições para que os coeficientes dessa equação represente uma circunferência.

Se O(a,b) e P(x,y), teremos: dO,P =

(x− a)2 + (y − b)2 , mas se dC,P = r

Primeiro, vamos dividir toda Ax2 + By2 + Cxy + Dx + Ey + F = 0 por A ≠ 0.

(x− a)2 + (y − b)2

r=

Equação reduzida da circunferência

B 2 C D E F y + xy + x + y + = 0 A A A A A Comparando cada coeficiente com a equação geral da circunferência, iremos obter as relações:

Se desenvolvermos os S produtos notáveis encontraremos: x2 + y2 – 2ax – 2by + a2 + b2 = r2

EQUAÇÃO GERAL DA CIRCUNFERÊNCIA A equação geral da circunferência de centro O (a,b) e raio r, pode ser escrito como:

B =1→ A =B ≠ 0  A 2 os  coeficientes de x e y2  dser evem  sere diferentes  iguais e  de diferente de zero (os coeficientes de x² e y² devem iguais zero)

(

x2 + y2 - 2ax - 2by + a2 +b2 - r2 = 0

C = 0 → C = 0 (não pode haver o  termo xy ) A

 m = −2a  onde  n = −2b k = a2 + b2 − r 2 

−D D =−2a → a = A 2A −E E =−2b → b = A 2A

que poderá também ser representada na forma: x2 + y2 + mx + ny + k = 0 Para determinar a equação de uma circunferência com centro em C(-2, 5) e raio 3, teríamos a equação reduzida 2

F F D2 E2 4AF = a2 + b2 − r2 →  r2 = a2 + b2 − → r2 = + 2− → 2 A A 4A 4A 4A2

→r + ( y − 5) = 9 , que poderá ser escrita na forma= geral: 2

x2 + y2 + 4x − 10y + 20 = 0.

Analisando o processo inverso que acabamos de verificar acima, iremos descobrir agora qual é a circunferência representada pela equação na forma geral dada (e saber de fato se a equação irá representar uma circunferência ou não). Será utilizado um processo prático que consiste em completar os quadrados para assim podermos reescrever a equação na sua forma reduzida. Dada a equação x2 + y2 + 4x − 4y − 17 = 0 , iremos agrupar os termos em x e em y e isolar o termo livre x2 + 4x + …+ y2 − 4y + … = 17 . Perceba que no primeiro membro estão faltando dois números reais que completam dois quadrados perfeitos, que seriam os números 4 e 4, e que deverão também ser adicionados ao segundo membro da equação.

PRÉ-VESTIBULAR

D2 + E2 − 4AF  com  D2 + E2 − 4AF > 0 4A2

Essas relações servirão para determinar se realmente a equação dada é de uma circunferência ou não. Caso seja, poderá determinar as coordenadas do centro e o raio.

COMPLETANDO OS QUADRADOS

(

equação

x2 +

(x – a)2+ (y –b)2 = r2

( x + 2)

a

)

POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE UM PONTO E UMA CIRCUNFERÊNCIA Seja uma circunferência qualquer de equação x2 + y2 + mx +ny + k = 0 com centro em O (a, b) e um ponto P qualquer de coordenadas (x, y). Podemos representá-los de três formas possíveis: 1º Caso → Ponto exterior → dPO > r P dPO

o

r

PROENEM.COM.BR

131

MATEMÁTICA II

32 GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA

Representado pela inequação (x - a)2 + (y - b)2 > r2

3º Caso → Reta exterior à circunferência.

2º Caso → Ponto pertencente a circunferência → dPO = r P dPO

o

r

Representado pela equação (x - a)2 + (y - b)2 = r2

dSO > r

3º Caso → Ponto interior → dPO < r P

dPO

o

PROEXPLICA Uma outra maneira de descobrirmos as posições relativas entre reta e circunferência é resolvendo o sistema.

r

ax + by + c = 0   2 2 0 x + y + mx + ny + k =

Representado pela inequação (x - a)2 + (y - b)2< r2

PROEXPLICA

Que resultará em uma equação de 2º grau onde: •

D > 0 → reta secante (dois pontos comuns).

Circunferência com centro na origem:



D = 0 → reta tangente (um ponto comum).



D < 0 → reta exterior (sem ponto comum).

POSIÇÃO RELATIVA ENTRE DUAS CIRCUNFERÊNCIAS C(0,0) a = 0 e b = 0 Equação Geral x +y =r 2

2

2

TANGENTES EXTERNAS Duas circunferências são tangentes internas quando possuem somente um ponto em comum e uma exterior à outra. A distância entre os centros é igual à soma das medidas de seus raios.

POSIÇÃO RELATIVA ENTRE CIRCUNFERÊNCIA E RETA Seja uma circunferência qualquer de equação x2 + y2 + mx +ny + k = 0 com centro em O(w, t) e uma reta s qualquer de equação ax + by + c = 0. Podemos representá-las de três formas possíveis: 1º Caso → Reta tangente à circunferência.

dOC = r1 + r2

TANGENTES INTERNAS  Duas circunferências são tangentes internas quando possuem apenas um ponto em comum e uma esteja no interior da outra. A distância entre os dois centros seja igual à diferença entre os dois raios.

dSO = r

aw + bt + c a2 + b2

=r

2º Caso → Reta secante à circunferência.

dOC = r1 – r2

CIRCUNFERÊNCIAS EXTERNAS.  Duas circunferências são consideradas externas quando não possuem pontos em comum. A distância entre os centros das circunferências deve ser maior que a soma das medidas de seus raios.

dSO < r 132

PROENEM.COM.BR

PRÉ-VESTIBULAR

MATEMÁTICA II

32 GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA

EXERCÍCIO RESOLVIDO

dOC > r1 + r2

CIRCUNFERÊNCIAS SECANTES.  Duas circunferências são consideradas secantes quando possuem dois pontos em comum. A distância entre os centros das circunferências deve ser menor que a soma das medidas de seus raios.

01. Na decoração de uma pré-escola são usadas placas com formas de figuras geométricas. Uma destas placas é formada por uma figura que pode ser definida por x2 + y2– 8x – 8y + 28 ≤ 0 quando projetada em um plano cartesiano xy, onde x e y são dados em metros. Esta placa vai ser pintada usando duas cores, cuja separação é definida pela reta y = x no plano xy. Considerando o plano cartesiano xy como re-ferência, a região acima da reta será pintada de vermelho e a região abaixo da reta, de verde. Sabendo que a escola vai fazer 12 destas placas e que é necessária uma lata de tinta para pintar 3m2 de placa, serão necessárias, no mínimo, quantas latas de tinta vermelha? a) 12

b) 24

c) 26

d) 32

e) 48

Resolução: C (x2 - 4 · x + 16) - 16 + (y2 - 4 · y + 16) - 16 + 28 ≤ 0 (x - 4)2 + (y - 4)2 ≤ 22 → Círculo de raio r = 2 e centro O (0, 0) Área de cada placa → s = π · r2 → s = π · 22 → s = 4 · π Área das 12 placas → S = 12 · s → S = 48 · π A reta y = x divide cada círculo ao meio. | r1 - r2 | < dCO < r1 + r2

CIRCUNFERÊNCIAS INTERNAS. 

Área a ser pintada em vermelho = 24 · π 75,4 m2 75,4/3 ≅ 25,1 Logo, serão necessárias 26 latas.

Duas circunferências são consideradas internas quando não possuem pontos em comum e uma está localizada no interior da outra. A distância entre os centros das circunferências deve ser maior que zero e menor que a diferença entre as medidas de seus raios.

EXERCÍCIOS

PROTREINO 01.Escreva a equação de uma circunferência de centro em C(3, -4) e que passa pela origem de um plano cartesiano. 02. Analise se a equação 2x² + 2y² - 4x – 6y -3 = 0 é uma equação de uma circunferência.

0 ≤ dOC < | r1 – r2 |

CIRCUNFERÊNCIAS CONCÊNTRICAS.  Duas circunferências são consideradas concêntricas quando possuem o centro em comum. Nesse caso, a distância entre os centro é nula.

(

)

03.Dado um ponto P 1,  2 , descubra qual a posição do ponto em relação à circunferência x² + y² - 4x -4y + 4 = 0. 04.Sabendo que a circunferência x² + y² + 6x – 6y + 9 = 0 é tangente ao eixo x em um ponto A, determine as coordenadas de A. 05. Determine a posição relativa entre as duas circunferências a seguir: x² + y² = 81 e x² + y² - y = 0.

EXERCÍCIOS dCO = 0

COMO ÁREA DE CIRCUNFERÊNCIAS PODE CAIR NO ENEM?

Quando se deseja pintar uma determinada superfície plana, muitas das vezes se faz necessário o cálculo volumétrico da quantidade de tinta necessária. Para isso é necessário ter o conhecimento das principais áreas de figuras planas bem como as equações de retas e curvas tal qual a questão a seguir.

PRÉ-VESTIBULAR

PROPOSTOS 01. (ENEM) Para apagar os focos A e B de um incêndio, que estavam a uma distância de 30 m um do outro, os bombeiros de um quartel decidiram se posicionar de modo que a distância de um bombeiro ao foco A, de temperatura mais elevada, fosse sempre o dobro da distância desse bombeiro ao foco B, de temperatura menos elevada. Nestas condições, a maior distância, em metro, que dois bombeiros poderiam ter entre eles é a) 30

b) 40

c) 45

d) 60

PROENEM.COM.BR

e) 68

133

MATEMÁTICA II

32 GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA

02. (ENEM) Um jogo pedagógico utiliza-se de uma interface algébricogeométrica do seguinte modo: os alunos devem eliminar os pontos do plano cartesiano dando "tiros", seguindo trajetórias que devem passar pelos pontos escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve escrever em uma janela do programa a equação cartesiana de uma reta ou de uma circunferência que passa pelos pontos e pela origem do sistema de coordenadas. Se o tiro for dado por meio da equação da circunferência, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se o tiro for dado por meio da equação de uma reta, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto. Em uma situação de jogo, ainda restam os seguintes pontos para serem eliminados: A(0; 4),B (4;4), C(4;0), D(2;2) e E(0;2).

04. (UEG) Uma circunferência no primeiro quadrante tangencia os eixos coordenados. Sabendo-se que a distância entre o centro (x0, y0) dessa circunferência e a origem do sistema é d = 3 2, então a equação da circunferência é 2 2 0 a) x + y − 6x − 6y + 9 =

b) x2 + y2 + 6x + 6y − 9 = 0 c) x2 + y2 + 3x + 3y − 6 2 = 0 2 2 0 d) x + y − 3x − 3y + 6 2 =

e) x2 + y2 − 27 = 0 05. FUVEST) No plano cartesiano, um círculo de centro P = (a,b) tangencia as retas de equações y = x e x = 0. Se P pertence à parábola de equação y = x² e a>0, a ordenada b do ponto P é igual a a) 2 + 2 2

d) 5 + 2 2

b) 3 + 2 2

e) 6 + 2 2

c) 4 + 2 2 06. (FUVEST) A equação x² + 2x + y² + my = n, em que m e n são constantes, representa uma circunferência no plano cartesiano. Sabe-se que a reta y = - x +1 contém o centro da circunferência e a intersecta no ponto (-3, 4). Os valores de m e n são, respectivamente, a) -4 e 3

Passando pelo ponto A, qual a equação forneceria a maior pontuação? a) x = 0

d) x² + (y - 2)² = 4

b) y = 0

e) (x - 2)2 + (y - 2)² = 8

c) x² + y² = 16 03. (ENEM) A figura mostra uma criança brincando em um balanço no parque. A corda que prende o assento do balanço ao topo do suporte mede 2 metros. A criança toma cuidado para não sofrer um acidente, então se balança de modo que a corda não chegue a alcançar a posição horizontal.

b) 4 e 5

c) -4 e 2

d) -2 e 4

e) 2 e 3

07. (FUVEST) São dados, no plano cartesiano, o ponto P de coordenadas (3,6) e a circunferência C de equação (x - 1)² + (y - 2)² = 1. Uma reta t passa por P e é tangente a C em um ponto Q. Então a distância de P a Q é a)

15

b)

17

c)

18

d)

19

e)

20

08. (FUVEST) No plano cartesiano 0xy, a circunferência C é tangente ao eixo 0x no ponto de abscissa 5 e contém o ponto (1, 2). Nessas condições, o raio de C vale a)

5

b)

2 5

c) 5 d)

3 5

e)

10

09. (UFRGS) A menor distância entre as circunferências de equação (x - 1)² + (y - 2)² = 1 é a) 2

d)

b) 5

10 + 2.

e)

10 − 2.

c)

Na figura, considere o plano cartesiano que contém a trajetória do assento do balanço, no qual a origem está localizada no topo do suporte do balanço, o eixo x é paralelo ao chão do parque, e o eixo y tem orientação positiva para cima. A curva determinada pela trajetória do assento do balanço é parte do gráfico da função a)

f(x) = − 2−x

b)

f(x) =

c)

f(x) = x2 − 2

134

2 − x2

2

d)

f(x) = − 4−x

e)

f(x) =

PROENEM.COM.BR

4 − x2

2

10.

10. (FUVEST) Considere, no plano cartesiano Oxy, a circunferência C de equação (x - 2)2 + (y - 2)2 = 4 e sejam P e Q os pontos nos quais C tangencia os eixos Ox e Oy, respectivamente. Seja PQR o triângulo isósceles inscrito em C, de base PQ, e com o maior perímetro possível. Então, a área de PQR é igual a: a) 2 2 - 2

d) 2 2 + 2

b) 2 2 - 1

e) 2 2 + 4

c) 2 2

PRÉ-VESTIBULAR

MATEMÁTICA II

32 GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA 11. (UECE) Em um plano munido do sistema de coordenadas cartesiano usual, a circunferência s possui dois de seus diâmetros sobre as retas representadas pelas equações 4x – 3y + 2 = 0 e 3x + 4y – 11 = 0. Se a medida de um diâmetro de s é 6 u.c., então, a equação que representa a circunferência s é

19. (FUVEST) Duas circunferências com raios 1 e 2 têm centros no primeiro quadrante do plano cartesiano e ambas tangenciam os dois eixos coordenados. Essas circunferências se interceptam em dois pontos distintos de coordenadas (x1, y1) e (x2, y2).

u.c. ≡ unidades de comprimento

a)

a)

x2 + y2 + x + 2y − 10 = 0. b) x² + y² - 2x - 2 y + 4 = 0.

c)

x2 + y2 + 2x + y − 10 = 0. d) x² + y² - 4x -2 y + 4 = 0.

12. (UECE) No plano cartesiano, a reta t, paralela x = 3 y tangencia a circunferência x2 + y2 − 4x − 4y + 4 = 0 no ponto Z = (x y), y > 2. Para os pontos x = (2, 0) e y = (0, 2) na circunferência, a medida do arco xyz (que contém o ponto y) é igual a Observação: tg 30° =

1 3

a)

4π . 3

c)

5π . 4

b)

5π . 3

d)

6π . 5

a)

6x + 8y − 25 = 0.

c)

6x − 8y + 7 = 0.

b)

4x − 3y = 0.

d)

4x + 3y − 12 = 0.

c) 1.

b)

7 2

c)

9 2

d)

11 2

13 e) 2

20. (FUVEST) No plano cartesiano, os pontos (0, 3) e (-1, 0) pertencem à circunferência C. Uma outra circunferência, de centro em (-1/2, 4) é tangente a C no ponto (0, 3). Então, o raio de C vale a)

5 8

b)

5 4

c)

5 2

d)

3 5 4

e)

5

d) 2.

15. (UECE) No plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, a equação da reta que contém o ponto P(9, 8) e é tangente à curva representada pela equação x² + y² - 10x - 10y + 25 = 0 é a) 3x + 4y – 59 = 0,

c) 4x – 3y – 12 = 0.

b) 3x – 4y + 5 = 0.

d) 4x + 3y – 60 = 0.

05.

APROFUNDAMENTO

01. (UNICAMP) No plano cartesiano, considere a reta r de equação 2x + y = 1 e os pontos de coordenadas A = (1, 4) e B = (3, 2). a) Encontre as coordenadas do ponto de intersecção entre a reta r e a reta que passa pelos pontos A e B. b) Determine a equação da circunferência na qual um dos diâmetros é o segmento AB.

14. (UECE) Em um plano munido com o sistema de coordenadas cartesianas usual, fixada uma unidade de comprimento (u.c.), a equação x² + y² + 2x – 2y + 1 = 0, representa uma circunferência com centro no ponto P (p,q) cuja medida do raio é r u.c. Assim, é correto afirmar que o valor da soma p + q + r é igual a b) 3.

5 2

EXERCÍCIOS DE

13. (UECE) Considere, em um plano com o sistema de coordenadas cartesiano usual, a circunferência que contém os pontos M(0, 0), P(3, 0) e Q (0, 4). Se K é o centro dessa circunferência, então, a equação da reta que contém o ponto K e é perpendicular ao segmento PQ é

a) 0

O valor de (x1 + y1)2 + (x2 + y2)2 é igual a

02. (UNESP) Uma expedição arqueológica encontrou um pedaço de um prato de cerâmica antigo, supostamente circular. Para estimar o tamanho do prato, os arqueólogos desenharam o pedaço de cerâmica encontrado, em tamanho real, em um plano cartesiano de origem 0(0, 0). A circunferência do prato passa pela origem do plano cartesiano e pelos pontos A (-4, 2) e B(6, 4), como mostra a figura.

16. (UECE) No plano, com o sistema de coordenadas cartesiano usual, as equações das retas tangentes à circunferência x² + y² - 10y + 16 = 0 e que passam pelo ponto (0, 0) são a) 3x – 4t = 0 e 3x + 4y = 0.

c) 4x –3t = 0 e 4x + 3y = 0.

b) 2x – 3y = 0 e 2x + 3y = 0.

d) 3x – 2y = 0 e 3x + 2y = 0.

17. (UECE) No plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, a distância do centro da circunferência x² + y² – 6x + 8y + 9 = 0 à origem é u.c. ≡ unidade de comprimento a) 3 u.c.

b) 6 u.c.

c) 5 u.c.

d) 4 u.c.

18. (UNICAMP) Sabendo que 𝑐 é um número real, considere, no plano cartesiano, a circunferência de equação x² + y² = 2cx. Se o centro dessa circunferência pertence à reta de equação x + 2y = 3, então seu raio é igual a a)

2.

b)

PRÉ-VESTIBULAR

3

c)

2.

d)

3.

a) A área do pedaço de cerâmica é aproximadamente igual à área do triângulo ABO. Calcule a área desse triângulo, em cm². b) Calcule as coordenadas do ponto em que estaria localizado o centro do prato cerâmico circular nesse sistema de eixos cartesianos ortogonais.

PROENEM.COM.BR

135

MATEMÁTICA II

32 GEOMETRIA ANALÍTICA: CIRCUNFERÊNCIA

03. (UFJF-PISM 3) Considere os pontos P(2, 4), Q(-1, 0) e S(-5, 3)

ANOTAÇÕES

a) Determine a equação da reta contendo o segmento PQ, da reta contendo o segmento PS e da reta contendo o segmento QS. b) Considere o triângulo de vértices P, Q e S. O triângulo dado é retângulo? Justifique sua resposta. c) Obtenha a equação da circunferência que contém os pontos P, Q e S. 04. (UERJ) Considere a circunferência c de equação x² + y² - 8x + 8 = 0, representada graficamente a seguir.

Determine as equações das retas r e s que passam pela origem e são tangentes à circunferência. 05. (FUVEST) No plano cartesiano, 0xy, a circunferência C tem centro no ponto P (2, 1), e a reta t é tangente a C no ponto Q = (-1, 5). a) Determine o raio da circunferência C. b) Encontre uma equação para a reta t. c) Calcule a área do triângulo PQR, sendo R o ponto de interseção de t com o eixo 0x. GABARITO EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. B

05. B

09. E

13. C

17. C

02. E

06. A

10. D

14. C

18. D

03. D

07. D

11. B

15. D

19. C

04. A

08. C

12. B

16. C

20. E

EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO 01. a) x = - 4 e y = 9; b) (x – 2)2 + (y-3)2 = 2. 02. a) 14 cm².  3 41 b) C =  ,  7 7  03. a) reta PQ ⇒ y =

4 4 x+ 3 3

reta PS ⇒ y =

3 3 1 26 reta QS ⇒ y = − x− x+ 4 4 7 7

b) Sim, pois as retas PQ e QS são perpendiculares 2

2

3  7  50  c)  x +  +  y −  = 2  2 4  04. As equações das retas r e s, são, respectivamente, y = x e y = -x. 05. a) r = 5 b)  reta t ⇒ 3x − 4y + 23 = 0 c)  S = 125 6

136

PROENEM.COM.BR

PRÉ-VESTIBULAR
60 GEOMETRIA ANALÍTICA CIRCUNFERÊNCIA

Related documents

6 Pages • 3,824 Words • PDF • 978.8 KB

1 Pages • 442 Words • PDF • 35.9 KB

1 Pages • 338 Words • PDF • 30 KB

1 Pages • 545 Words • PDF • 31 KB

16 Pages • 2,122 Words • PDF • 96.2 KB

2 Pages • 708 Words • PDF • 240.9 KB

14 Pages • 4,319 Words • PDF • 753.5 KB

2 Pages • 230 Words • PDF • 165 KB

81 Pages • 26,490 Words • PDF • 6.2 MB

140 Pages • PDF • 6.9 MB

60 Pages • 1,500 Words • PDF • 214.8 KB