ESCOLA TEOLÓGICA JOÃO CALVINO

14 Pages • 1,110 Words • PDF • 204.7 KB
Uploaded at 2021-09-24 15:54

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


ESCOLA TEOLÓGICA JOÃO CALVINO VIVENDO NA PALAVRA JOÃO 14.27.

INTRODUÇÃO GRAÇA E PAZ! O VÍDEO DE HOJE É FRUTO DE UMA ENTREVISTA QUE DEI A UM AMIGO CHAMADO RAFAEL. A PERGUNTA DELE POSSUI 4 QUESTIONAMENTOS INTERNOS, SÃO ELES: PERGUNTA PRINCIPAL: DE QUE PAZ JESUS ESTÁ FALANDO?

 1. QUAL É O CONCEITO BÍBLICO DE PAZ?  2. QUAL É A PAZ OFERECIDA PELO MUNDO?  3. É POSSÍVEL TER PAZ EM MEIO AS GUERRAS?  4. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PAZ DE CRISTO?

FLUXOGRAMA DO TEXTO

 João 14:27  Deixo-vos a paz,

a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

CONTEXTO

 O texto supra escrito é precedido por um diálogo de Jesus sobre a descida do Espírito Santo, aquele que ele chama de παράκλητος,João 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”- Um outro de igual essência com Cristo e que cumpriria a promessa feita pelo Senhor de não os deixar órfãos. Entender o papel do Espírito da história da redenção é de fundamental importância para compreender o tipo de paz que desfrutamos em Cristo Jesus.

INFORMAÇÕES OFERECIDAS PELO VERSO 27  A. DEIXO-VOS A PAZ.  I. ἀφίημι- literalmente significa “deixar para trás”. Está na voz ativa, Cristo é o sujeito da ação, ou seja, Ele é que pratica a ação de deixar a paz. Está também no “presente do indicativo”, que indica ser uma ação “durativa e certa”, não uma possibilidade.  II. Εἰρήνην- paz, é um substantivo que se encontra no acusativo (complemento verbal-objeto direto), singular, feminino. Possui diversos significados, é uma palavra polissêmica, sendo os mais comuns: um estado em que se está livre de ansiedade e perturbação interior; estado em que se está sem preocupações etc.

INFORMAÇÕES OFERECIDAS PELO VERSO 27  B. A MINHA PAZ VOS DOU.  I. Δίδωμι- literalmente conceder, dar. Presente do indicativo ativo, poderia ser traduzido como “eu estou vos dando”. Trata-se de uma ação contínua, não é algo hipotético e que acontecerá uma única vez ou pontualmente.

EXPOSIÇÃO DO TEXTO

 A. Se observarmos o contexto perceberemos que a paz deixada por Cristo tem ligação intima com a habitação do Seu Espírito nos crentes. Isso se dá por dois motivos:  I. Essa paz procede de Cristo. Por meio dos méritos de Cristo, conquistados na cruz, temos paz com Deus. O fato de sermos marcados com seu Santo Selo, testificando que somos seus, nos justifica diante de Deus e nos reconcilia com Ele.  “sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” Rom 5.1.

EXPOSIÇÃO DO TEXTO  II. A paz que Cristo deu a seu povo não pertence ao mundo e nem tem relação com ele. “O império Romano prometia a paz em sua propaganda oficial, mas geralmente estava em guerra.” (KEENER, 2017). Havia obviamente uma estima pela tranquilidade e paz. A paz oferecida por Cristo a seus eleitos não se limita a tranquilidade terrena, embora não a exclua, mas está relacionada com a reconciliação com o Pai e a unificação do seu povo que agora não é mais restrito a um povo ou etnia. Isso fica muito claro em Efésios 2.14-18.

EXPOSIÇÃO DO TEXTO  “14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, 15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17 E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2.14-18).

EXPOSIÇÃO DO TEXTO

 B. Como resultado Jesus dá duas ordens para seus discípulos:  I. Não se turbe. Literalmente, agitar, comover.  II. Não se atemorize. Não temer ou ser covarde.

RESPOSTAS ÀS RESPOSTAS

 1. QUAL É O CONCEITO BÍBLICO DE PAZ?  Segundo a teologia bíblica paulina, o conceito de paz não se resume ao estado de bem estar terreno. A paz, tanto na perspectiva do texto de João 14.27, quanto em Paulo, tem haver com a habitação do Espírito Santo no crente que só é possível pela obra redentora de Cristo na qual Ele nos reconcilia com o Pai. Cristo, cumprindo rigorosamente os termos da lei, pagou uma vez por todas nossas dívidas com o Pai, derrubando assim a parede de separação entre nós e Deus, e entre os povos. Isso quer dizer, simplesmente, que temos paz porque a lei que nos condenava não mais nos atemoriza.

RESPOSTAS ÀS RESPOSTAS

 2. QUAL É A PAZ OFERECIDA PELO MUNDO?  A paz oferecida pelo mundo é transitória e limitada. Transitória porque é passageira e sem garantia de permanência. Limitada porque não tem total eficácia, pode até em alguns momentos unir várias pessoas, contudo não pode unir a todos que se propõe.

RESPOSTAS ÀS RESPOSTAS  3. É POSSÍVEL TER PAZ EM MEIO AS GUERRAS?  Sim! Paulo nos ensina na carta aos Filipenses que há no crente, aquele que é alcançado pela graça, um contentamento que o faz passar por toda e qualquer situação e ainda assim descansar em Cristo. Na carta aos Romanos, capítulo 8.18, o apóstolo nos ensina e nos consola quando diz que as aflições do tempo presente não se podem comparar com a glória que há de ser revelada em nós. Em Mateus 5, falando sobre os bem-aventurados, no sermão do monte, Jesus diz que somos bem-aventurados quando formos injuriados, caluniados e perseguidos. A expressão bem-aventurados, ao contrário do que muitos pensam, não é o resultado das sentenças que lhe seguem, mas o contrário. Ou seja, somos bem-aventurados e por esse motivo somos perseguidos e caluniados, é o que explica kenneth E. Bailey, no livro, “JESUS PELA ÓTICA DO ORIENTE MÉDIO”.

RESPOSTAS ÀS RESPOSTAS  4. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PAZ DE CRISTO?  A paz de Cristo nos dá esperança para enfrentar as adversidades da caminhada Cristã. Nos faz ter comunhão com Deus e com sua igreja, formada por todos os crentes, em diversas épocas, línguas, nação e classe social. A paz adquirida por Cristo, segundo o apóstolo Paulo, derrubou a parede que separava o povo de Deus. É através da paz que recebemos em Cristo, que podemos ter certeza dos bens que iremos disfrutar na eternidade.
ESCOLA TEOLÓGICA JOÃO CALVINO

Related documents

14 Pages • 1,110 Words • PDF • 204.7 KB

55 Pages • 19,016 Words • PDF • 970 KB

132 Pages • 5,400 Words • PDF • 160.8 MB